8 de maio de 2015

Topological States of Matter

Decorreu na manhã do dia 08 de maio, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), outra edição do Colloquium diei, desta vez, com a participação do Prof. Bogdan Andrei Bernevig, do Departamento de Física da Princeton University, Estados Unidos, que apresentou a palestra intitulada Topological States of Matter.

Neste colóquio, que inseriu-se na BOGDAN_ANDREI_BERLOVIG_250programação dos Seminários Especiais em Temas de Fronteira – uma iniciativa promovida pela Comissão de Pesquisa do IFSC/USP -, o Prof. Bogdan falou sobre os estados topológicos da matéria que distinguem-se dos estados quânticos ordenados, devido à ausência de parâmetro de ordem local. Além disso, o docente, que atua na área de física da matéria condensada, destacou a importância dos estados topológicos em aplicações práticas.

Entre os vários Departamentos da Princeton University, destacam-se o de Antropologia, Matemática Aplicada e Computacional, Arquitetura, Engenharia Química e Biológica, Ciência Computacional, Economia, Engenharia e Ciência Aplicada, História da Ciência, Biologia Molecular e o de Neurociência.