29 de abril de 2015

Docente do ICMC/USP fala sobre espectro de partículas da QCD

Na tarde do dia 29 de abril, em mais uma edição do Café com Física que ocorreu na Sala Celeste do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Prof. Dr. Paulo Afonso Faria da Veiga, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), ministrou a palestra Espectro de Partículas da QCD na Rede no Regime de Acoplamento Forte: Revisando o Eightfoldway.

Na ocasião, o docente apresentou determinados métodos analíticos que permitem obter o espectro de partículas da QCD na rede, entre outros modelos de interesse da física. Paulo também abordou a obtenção das curvas de dispersão de um bárion, no espectro e energia-momento, tendo mencionado alguns resultados para o espectro de estados ligados de dois bárions, dois mésons e bárion-méson.

Paulo, que é docente do ICMC/USP desde Paulo_Veiga_2501993, tem bacharelado em física pela USP, mestrado em física teórica pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), e doutorado em ciências físicas pela Ecole Polytechnique, França. O docente, que também tem experiência na área de Matemática Aplicada e Física Teórica, atua nos campos de Resultados Analíticos Rigorosos em Mecânica Estatística e Teoria Quântica dos Campos, Teoria Construtiva de Campos, Análise Multi-Escala, Grupo de Renormalização, Análise Espectral e Espectro de Geradores de Dinâmica.