Notícias

16 de fevereiro de 2015

IFSC recebe pesquisadores eslovacos da Universidade de Bratislava

O Instituto de Física de São Carlos recebeu, na manhã do dia 11 de fevereiro, uma delegação da Slovenská Technická Univerzita V Bratislave (STU) (Universidade Técnica da Eslováquia na Bratislava), com o intuito de firmar uma possível colaboração com essa universidade européia.

Eslovaquia1-300A delegação, constituída pelos pesquisadores do Instituto de Eletrônica e Fotônica daquela instituição, Peter Telek e Martin Donoval, e pelo parceiro externo daquela Universidade, Martin Visvader, foi acompanhada pelo Prof. Dr. Richard Garratt, docente do Grupo de Cristalografia do IFSC/USP e presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt/IFSC), que apresentou as principais linhas de pesquisas e grupos da nossa unidade, bem como o número de alunos e docentes que integram o IFSC.

O pesquisador Martin Donoval salientou que a STU criou fortes colaborações com instituições de ensino superior e de pesquisa da União Européia, mas que agora a ideia é buscar novas parcerias com universidades fora da Europa, como, por exemplo, na América Latina e na área dos BRICS, sendo que o Brasil é um dos pontos de partida para buscar esses links cooperativos. As pesquisas desenvolvidas no Instituto de Física de São Carlos nos agradaram bastante, revelou o pesquisador, que acrescentou ter se interessado muito pelas atividades realizadas no Grupo de Óptica do IFSC/USP, já que uma das unidades da STU também desenvolve projetos na área de eletrônica e fotônica. Os pesquisadores eslovacos também se interessaram bastante pela área da cristalografia, em razão de sua interação com a área de química medicinal, principalmente, no auxílio para o desenvolvimento de novos fármacos – dedicados as doenças tropicais e negligenciadas.

Martin também explicou que na STU existem aproximadamente cinquenta especialistas das áreas de química e física que fazem pesquisas com lasers, LED’s, bem como com optoeletrônica. Por essa razão – e não só -, nós temos muito interesse em criar colaborações com o Instituto de Física de São Carlos, sendo que o foco é realizarmos estudos com semicondutores, métodos de caracterização, optoeletrônica e biossensores, entre outros, concluiu ele.

Além de poder render bons resultados para pesquisas realizadas conjuntamente no Brasil e na Eslováquia, essa possível parceria poderá permitir que os estudantes de ambas as instituições realizem intercâmbio, algo que, tanto o IFSC, quanto a STU, vêem com bons olhos em um futuro próximo.

A Slovenská Technická Univerzita V Bratislave

A STU, instituição pública fundada em 1937, recebe aproximadamente dezessete mil alunos por ano. Localizada na Eslováquia, a universidade agrega sete faculdades nas cidades de Bratislava e Trnava, sendo elas: Faculdade de Engenharia Civil; Faculdade de Engenharia Mecânica; Faculdade de Engenharia Elétrica e Informação Tecnológica; Faculdade de Química e Tecnologia de Alimentos; Faculdade de Arquitetura; Faculdade de Ciência de Materiais e Tecnologia; e Faculdade de Informática e Tecnologias de Informação.

Além das faculdades, a STU congrega os seguintes institutos: Instituto de Comunicação e Lingüística Aplicada; Instituto de Ciência da Computação e Matemática; Instituto de Engenharia Elétrica; Instituto de Eletrônica e Fotônica; Instituto de Engenharia Nuclear e Física; Instituto de Engenharia Elétrica e de Energia Aplicada; Instituto de Robótica e Cibernética; Instituto de Telecomunicações; e Instituto Tecnológico de Esportes.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..