14 de fevereiro de 2015

Comunidade do IFSC/USP vota em trabalhos artísticos de alunos

Na última semana, professores, alunos e funcionários do IFSC/USP votaram nas melhores fotografias e ilustrações de alunos de ensino fundamental e médio participantes da OBF – Olimpíada Brasileira de Física. Essa votação foi parte das Atividades Paralelas da VOTAO_OBF-300OBF, uma atividade que tem o objetivo de estimular os alunos que participaram das provas da OBF a despertarem para a Física e para a ciência em geral, através da arte.

O tema das Atividades Paralelas de 2014 foi A Luz na Vida e na Ciência, em homenagem ao Ano Internacional da Luz. O concurso, bastante amplo, inclui ilustrações, fotografias com tema livre e, também, desafios de física, que consistem em experimentos realizados por equipes de alunos coordenados por um professor.

As Atividades Paralelas da OBF são organizadas pela Dra. Wilma Barrionuevo e pelo Prof. Euclydes Marega, docentes do Grupo de Óptica do IFSC/USP, os quais trabalharam durante todo o ano de 2014 para garantir a organização e a logística de divulgação, orientação e recebimento das largas dezenas de trabalhos inscritos que foram enviados por escolas de todo o Brasil, a maioria dos quais com bastante qualidade artística e científica.

TRABALHOS_OBF_2

Para que fosse representativa e justa, a votação foi realizada em três etapas. A primeira votação foi realizada por meio de um júri formado por fotógrafos e artistas plásticos, os quais julgaram a qualidade artística das fotos. O segundo júri, popular, consistiu no registro do número de curtições de cada foto no Facebook, onde qualquer pessoa poderia votar. A terceira votação, realizada no nosso Instituto, registrou mais os aspectos científicos dos trabalhos apresentados.

Os resultados foram bastante interessantes. As fotografias registraram mais os aspectos científicos. A primeira colocada pelo Júri Artístico registrou o reflexo de uma flor no olho (a). Já a primeira colocada pelo Júri científico (IFSC) consistiu na foto de um arco-iris formado por gotas de um irrigador (b). A segunda colocada trazia fenômenos de reflexo e de refração em bolhas de sabão (c). Finalmente, as terceiras colocadas foram as fotografias de um raio (d) e a formação de um arco-íris em um CD transparente (e).

TRABALHOS_OBF_1-500

As ilustrações misturaram abordagens científicas e, também, lúdicas. Alguns dos alunos consideram como luz o momento de fecundação do óvulo e o momento do nascimento de um bebê.

De modo geral, foram enviados mais trabalhos em 2014, em todas as modalidades. Nos últimos dois anos, o aumento na participação de alunos foi de 2,2 vezes (de 68 para 151) no número de ilustrações. Já nas fotografias, o número de trabalhos foi 8 vezes maior (de 21 para 161).