11 de dezembro de 2014

Cônsul Geral da Alemanha no Brasil visita o IFSC-USP

visita300Com o intuito de intensificar os laços entre pesquisadores da Alemanha e do Brasil, o Cônsul Geral da Alemanha no Brasil, Sr. Friedrich Daeuble, acompanhado pela esposa, pelo Cônsul Honorário da Alemanha em Ribeirão Preto, Sr. Rudolf Schallenmüller, pela economista universitária Kristina Wolters e ainda por Paulo Lopes e Clóvis Biscegli, da Prefeitura Municipal de São Carlos, visitou o Instituto de Física de São Carlos, durante a manhã do dia 11 de dezembro, onde foi recepcionado pelos Profs. Drs. Philippe Wilhelm Courteille, vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais do IFSC-USP – CRInt e Hellmut Eckert, membro da referida Comissão.

Durante a visita, a comitiva conheceu os laboratórios de pesquisa dos Profs. Drs. Alessandro Silva Nascimento (Grupo de Biotecnologia Molecular) e Alberto Tannus (Grupo de Ressonância Magnética), bem como os do Grupo de Óptica do IFSC-USP. Para o Prof. Philippe, esta visita foi bastante importante para o Instituto, já que poderá resultar em parcerias entre a própria Universidade e outras instituições Friedrich200de ensino superior alemãs, facilitando o intercâmbio tanto dos alunos uspianos, quanto dos alemães.

Para Friedrich Daeuble, o principal objetivo de sua visita foi de estreitar a relação entre os centros científicos de ambos os países: O Instituto de Física de São Carlos é um dos grandes centros de pesquisa da Universidade de São Paulo que, para nós, é a maior instituição de ensino superior da América Latina. É uma grande oportunidade poder estar aqui no Instituto e conhecer um pouco mais sobre esta Unidade da Universidade, concluiu o Cônsul, que fez questão de conhecer o nosso Campus em São Carlos, mesmo já tendo visitado o Campus USP – São Paulo.