Notícias

31 de outubro de 2014

Três solistas em concerto com USP – Filarmônica

No âmbito das celebrações do 80º Aniversário da USP e do 20º Aniversário do IFSC, comemorações uspfilo250que se prolongarão até 2015, o nosso Instituto promoverá no dia 05 de novembro, à partir das 20h30, no Teatro Municipal de São Carlos, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, mais um fantástico concerto com a USP – Filarmônica, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP).

Sob a regência do Maestro Rubens Russomano Ricciardi, a USP – Filarmônica trará, como solistas, Juliana D’Agostini (piano), Ivan Rodrigues (violino) e David Araujo (tenor), num programa que está organizado da seguinte forma:


Gilberto Mendes (*1922):

Peixes de Prata – com poema de Antonieta Dias de Moraes;

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791):

Concerto para piano e orquestra em Ré menor KV 466

I. Allegro;

II. Romance;

III. Allegro assai;

Concerto para violino e orquestra em Lá maior KV 219

I. Allegro aperto;

II. Adagio;

III. Rondeau: Tempo di Menuetto;

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) – com orquestração de Olivier Toni:

Três miniaturas

I. Rosa amarela;

II. Bastão;

III. Estrela é lua nova;

César Guerra-Peixe (1914-1993):

Mourão

filousp500

Este evento, com entrada gratuita, insere-se na Série Concertos USP – São Carlos, uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP e do Instituto de Física de São Carlos – USP, com o apoio do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão – USP São Carlos.


A solista Juliana D’Agostini

Como já dissemos acima, Juliana D’Agostini (25) é um dos destaques deste concerto, a par com o violinista Ivan Rodrigues e com o tenor David Araújo. Juliana iniciou seus estudos de piano aos 5 anos, tendo-se formado em piano pela Universidade de São Paulo, sob a tutela de Eduardo Monteiro. Fez também cursos de especialização na França – Académies Internationales d’Été du Grand Nancy e Strasbourg National Conservatoire – e nos EUA, sob a regência de Wha Kyung Byun, em Boston, de Caio Pagano, no Arizona e de Max Barros, em Nova York.

Além de ter conquistado diversos prêmios ao longo de sua carreira, JULIANA-300Juliana, solou com importantes orquestras como Orchestra Femminile Italiana, Curitiba Sinfônica, Orquestra Sinfônica da Bahia, Filarmônica Vera Cruz, Orquestra Sinfônica Heliópolis, OCAM, USP Filarmônica e Bachiana Filarmônica.

Além disso, a pianista participou de master classes com conceituados pianistas de todo o mundo, como, Laurent Durupt (Conservatoire de Paris 14th), Richard Raymond (McGill University, Canada), Marylin Frascone (France), Sergei Dukachev (National Academia of Arts – UFA – Russia), Petr Jirikowsky (Conservatório de Praga), Cristina Ortiz, Gilberto Tinetti (Universidade de São Paulo), Jyeon Kang (Korea), Geoffrey Haydon (Georgia State University), entre outros.

Em adição aos recitais e concertos, a musicista pesquisa a fundo a história e as obras de seus ídolos eruditos. Com uma bolsa de estudos, Juliana realizou pesquisas acadêmicas de iniciação científica com a ajuda do pianista e doutor Eduardo Monteiro. Como musicóloga, já trabalhou em sonatas de Ludwig Van Beethoven (1770 – 1827) e nos manuscritos do compositor brasileiro Henrique Oswald (1852-1931) – projeto que a levou para palestrar a esse respeito em congressos.

Juliana D’Agostini já conquistou diversos prêmios importantes em concursos de piano, como, por exemplo:

• 2010 Seattle International Piano Competition – Collegiate Semi-Finalists;

• I OCAM – solista – 2º lugar (2009);

• Bauru Atlanta Competition – 3º lugar (2008);

• XIV Arnaldo Estrella National Piano Competition – 1º lugar (2006);

• XIX Artlivre Piano Competition – 1º lugar (2006);

• XV Souza Lima Piano Competition – 2º lugar (2006);

• XVIII Artlivre Piano Competition – 3º lugar (2005);

• IV OSBA young soloist Competition – 1º lugar (2005);

• XIII Arnaldo Estrella Piano Competition – menção honorária (2004).


O violinista Ivan Rodrigues

O segundo destaque deste concerto vai para o violinista Ivan Rodrigues, que cursa Bacharelado em Musica – Violino – na Universidade de São Paulo Ensino Médio Completo. Ivan se formou em 2011, no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatu,í no curso de Violino, teoria e Harmonia.

Obteve o 2º lugar na colocação de um concurso de instrumentista na cidade de Pirassununga, em novembro de 2006, foi bolsista no Conservatório de Tatuí, em 2007, Placa de Prata de Melhor aluno e Ivan_Rodrigues-200aluno de melhor Talento do EMEF “Maneco Dionísio”, em 3 de junho de 2005 recebida na escola Maneco de Dionísio em Avaré.

Tem experiências internacionais com duas turnês pela Europa – 2010 e 2011 – e apresentações com os Tenores do Brasil, em 2006 e 2007, apresentações com o grupo Eruspop em 2008 e 2009, e ainda com o grupo Legítimos, da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, em 2009 e inicio de 2010, com gravação do CD. Apresentou-se com André Carino (Sanfoneiro) em 2009 e 2010 e teve participação especial no Programa Raul Gil, no SBT, em Setembro de 2010, com a cantora Elihana Elias, entre outras.

Ivan foi professor de violino nas escolas de música “A Musical” e “Opus”, na Cidade de Avaré, por dois anos, 2010 e 2011, tendo sido membro, em 2012, da Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Participou de duas edições do Festival de Ourinhos, tendo aula e masterclasses com os professores Ana de Oliveira, Ricardo Herz, Winston Ramalho e Rucker Bezerra. No Conservatorio de Tatui, teve masterclasses com Professores, Emanuelli Baldini, Paulo Bosisio, Pedro Della Role. Em São Paulo na Sinfônica de Heliópolis aulas e master classes com violinistas internacionais, como, Barnabas Kelemen e Julian Rachlin.


O tenor David Araújo

Nascido em Ribeirão Preto – SP em 1986, iniciou seus estudos em canto em 2005, com a professora Naílda Lins e em 2011 iniciou o Curso de Música – Canto e Arte Lírica pela Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação da Professora Maria Yuka de Almeida Prado.

Foi selecionado em 2010 e 2013 de entre centenas de cantores de vários países, para integrar a Academia Coral do Schleswig-Holstein Musik Festival (Alemanha), sob a regência de Rolf Beck, Christopher Hogwood, Stefan Parkman, Bobby McFerrin, Christoph Eschenbach, Martin Grubinger, Eric Whitacre e Kaspars Putnins.

Participou da gravação de CD com obras de Gabriel Fauré, incluindo seu famoso Requiem em conjunto com o Ensemble Orchestral de Paris. Em 2011 participou do coral na Ópera “La Bohème”, de Puccini e ingressou no Coro de Câmara da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto sob a regência de Snizhana Drahan e nos corais Oficina Experimental da Voz e Academia da Voz do Departamento de Música da FFCLRP-USP, sob a regência da Professora Silvia david230Berg.

Participou de master classes de canto com Jenni Cook (EUA), Sarah Meredith (EUA), David Wilson-Johnson (Inglaterra), Fernando Portari, Pedro Portari, Sandro Christopher, Rosana Lamosa, Edmar Ferreti e Richard Bauer. Interpretou Bastien, na Ópera Bastien und Bastienne, da Orquestra USP-Filarmônica, sob a regência do Professor Rubens Russomano Ricciardi. Em 2013, com Bolsa Mérito Acadêmico da USP, realizou intercâmbio na University of New Hampshire (EUA), tendo recebido nota máxima e o certificado de mais alta honra integrando a lista da reitoria; foi solista na Missa Brevis de Zoltan Kodaly e junto à Orquestra de Câmara Divertimento, cantando “Il mio tesoro intanto”, da Ópera “Don Giovanni”, de W. A. Mozart: interpretou “Candide”, na Ópera Homônima de Leonard Bernstein e Sam, na Ópera “Susannah”, de Carlisle Floyd. Em 2014 retornou ao coro de câmara da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e foi solista na “Missa Solemnis KV 139”, de W. A. Mozart.

 

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus