Notícias

8 de outubro de 2014

USP sobe em rankings

A USP subiu posições no ranking do Times Higher Education 2014-2015, pulando da 226-250ª posição para a 201-225ª colocação. O ranking britânico do Times Higher Education (THE) é um dos mais importantes rankings mundiais de universidades, desenvolvido em conjunto com a base de dados da Thomson Reuters. A avaliação é feita a partir de 13 indicadores, de acordo com cinco categorias — ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa).

O The Times já havia classificado a USP entre as 100 universidades com melhor reputação de todo o mundo. No 2014 World Reputation Ranking, divulgado em março deste ano, a USP foi a única universidade brasileira e latino-americana a figurar nessa classificação, ficando na posição 81-90. O grupo das 100 universidades com melhor reputação, com instituições de ensino superior de 19 países, representam 0,5% do total das universidades mundiais. Esse ranking é uma vertente da classificação anual das universidades.

O World Reputation Ranking se baseia nos resultados de consultas realizadas junto a mais de 17.500 mil acadêmicos de mais de 135 países. O ranqueamento das instituições é elaborado tendo como principal critério a excelência na pesquisa e no ensino. Os pontos para avaliar a reputação são referentes ao número de vezes que uma instituição foi citada pelos entrevistados como sendo a melhor em seus respectivos campos de conhecimento.

SCImago

Divulgado em agosto, o SCImago Institutions Rankings (SIR) World Report, ranking espanhol anual elaborado pelo laboratório de pesquisa SCImago Lab, ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), classificou a USP na 10ª posição, um ponto à frente da edição passada, entre 4.851 instituições ranqueadas. Nesse ranking, os principais critérios são indicadores para avaliar as pesquisas no que tange ao impacto científico, especialização temática, quantidade de publicações e colaboração internacional com redes de outras Instituições. No SIR World Report, a USP é considerada a universidade brasileira que mais publicou artigos científicos entre os anos de 2008 e 2012.

Quando se leva em conta o número total de publicações, entre instituições de ensino superior, a USP é a instituição brasileira mais bem colocada ficando em quarto lugar no ranking mundial, com 48.156 trabalhos publicados entre 2008 e 2012. Em primeiro lugar, está a Universidade Harvard, dos Estados Unidos, com 80.467 publicações. Em seguida, estão Universidade de Tóquio (51.796), de Toronto (48.944) e Tsinghua (48.396), respectivamente, do Japão, Canadá e China. A edição de 2013 avaliou cinco anos de produção científica nas instituições de ensino superior de todo o mundo que publicaram, em 2012, pelo menos cem trabalhos científicos indexados na base de dados científicos Scopus – que é produzida pela editora holandesa Elsevier e é considerada uma das maiores do mundo, englobando mais de 20 mil periódicos especializados.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..