8 de outubro de 2014

Reconhecimento internacional pelo sucesso do Latin American Summit

Uma matéria publicada recentemente no site do International Year Of Crystallography – IYCr 2014, escrita por Marv Hackert, presidente do International Union Of Crystallography – IUCr, e por Samar S. Hasnain, editor chefe do IUCr Journals, destacou o sucesso organizativo obtido no Latin American Summit Meeting on Biological Cristallography and Complementary Methods, um evento que decorreu entre os dias 22 e 24 de setembro, em Campinas, São Paulo, que contou com grande envolvimento do Grupo de Cristalografia do Instituto de iycr_square-200Física de São Carlos.

No texto, Marv e Samar resumiram algumas das palestras que abordaram a história da cristalografia, bem como pesquisas de ponta e programas de colaborações que estão se formando na América Latina. Um dos seminários destacados por ambos foi o do Prof. Dr. Glaucius Oliva (IFSC-USP), que abordou a história da cristalografia no Brasil e nos países vizinhos, tendo apresentando uma antevisão do que será a qualidade dos trabalhos científicos, no futuro próximo, com a construção do síncrotron de 4ª geração, o Sirius, sediado em Campinas.

Ainda no referido resumo, Marv e Samar realçaram o progresso que tem sido realizado em cristalografia biológica na América Latina, nos últimos vinte e cinco anos, com dezenas de grupos se dedicando a esse campo de pesquisa. Os membros do IUCr também destacaram a “memorável palestra” apresentada por Ada Yonath – Prêmio Nobel da Química – 2009 -, que dissertou sobre o avanço da compreensão da estrutura do ribossomo. Outros seminários e discussões foram destaques no referente texto, que ressaltou o sucesso científico e da geração do entusiasmo de trabalhar em conjunto, fortalecendo a cristalografia na América Latina. “O sucesso do evento deveu-se ao espírito positivo dos participantes e do árduo trabalho dos seus organizadores”, conclui o resumo, que pode ser conferido, clicando AQUI.

Campinas-LA-Summit-2014-500

Organizado pelos docentes Richard Garratt (IFSC-USP), Andre Ambrosio (LNBio-CNPEM), Iris Torriani (UNICAMP-IUCr) e Glaucius Oliva (IFSC-USP), o Latin American Summit Meeting on Biological Crystallography and Complementary Methods esteve inserido na programação das comemorações do Ano Internacional da Cristalografia (IYCr 2014), uma iniciativa da Assembléia Geral das Nações Unidas, cujo objetivo é reconhecer a importância desta ciência para a compreensão da natureza e, simultaneamente, comemorar a determinação da primeira estrutura cristalina realizada em 1914, pelo físico australiano, William Lawrence Bragg.