3 de outubro de 2014

O fantástico computador quântico de dois q-Bits

Decorreu no dia 3 de outubro, pelas 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, mais uma edição do programa Colloquium diei. Na ocasião, o Prof. Dr. Ivan dos Santos Oliveira Jr., do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), apresentou o seminário intitulado O fantástico computador quântico de dois q-Bits.

Ao longo dos últimos 20 anos, o processamento da informação quântica (PIQ) se Ivan1-300estabeleceu como uma nova e excitante área da Física. Muito mais do que uma promessa de novas tecnologias para computação e comunicação, estudos do PIQ levaram a uma enormidade de novos conceitos e aprofundaram a nossa compreensão sobre a própria Mecânica Quântica. O paradigma de processador utilizado em todo este desenvolvimento é o sistema mais simples possível: um computador quântico de apenas dois q-Bits. Neste colóquio, Ivan apresentou a versão deste computador na técnica da Ressonância Magnética Nuclear (RMN), e uma parte da incrível variedade de estudos realizados em tal sistema.

Bacharel em física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e doutor, também em Física, pela Universidade de Oxford, Reino Unido, Ivan Ingressou como pesquisador no CBPF em 1996, tendo atingido a posição de pesquisador titular III em 2013. O docente possui experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos, Propriedades Magnéticas, Instrumentação para RMN, Computação Quântica por Ressonância Magnética Nuclear e Divulgação Científica.

Para conferir o perfil profissional completo do docente, clique AQUI