Notícias

30 de setembro de 2014

Vanderlei Bagnato é homenageado pelo IFSC/USP

Devido ao seu intenso e reconhecido trabalho ao longo dos anos nas áreas de óptica e fotônica, que resultaram no desenvolvimento de diversos equipamentos, a maioria deles na área de saúde, com vasto reconhecimento por parte das comunidades científicas VB300nacionais e internacionais, que culminou, recentemente, com sua indicação como membro da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano (2012) e da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (2013), o Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos, foi homenageado na tarde do dia 26 de setembro, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, em uma cerimônia surpresa realizada pelo nosso Instituto.

A mesa de honra dessa cerimônia, que reuniu funcionários, alunos, docentes e colaboradores do IFSC, além de diversos dirigentes de Unidades do Campus – USP de São Carlos e de outros convidados, foi presidida pelo diretor do IFSC-USP, Prof. Tito José Bonagamba, tendo sido constituída pelos Profs. Drs. Vahan Agopyan (Vice-Reitor da USP), Vanderlei Bagnato, Monica Dahmouche (ex-aluna de Pós-Graduação do IFSC e atual vice-presidente científica da Fundação de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro), José Guilherme Sabe (Contemporâneo de Graduação – Escola de Engenharia de São Carlos – USP) e Claudio Lenz Cesar (Físico da Universidade Federal do Rio de Janeiro).tb300

Durante a abertura oficial da cerimônia, o diretor do IFSC-USP destacou seu orgulho e satisfação em poder presidir a um evento tão especial quanto aquele, tendo sublinhado e agradecido a presença do vice-reitor da USP, Prof. Vahan Agopyan, bem como todos os nossos colegas das demais Unidades da Universidade de São Paulo. Em um discurso emocionante, a Profa. Monica Dahmouche ressaltou a honra em ter marcado presença na homenagem, tendo feito um retrospecto de sua vida acadêmica, desde quando conheceu o Prof. Vanderlei: Comecei a me questionar quais são os aspectos do Vanderlei que carrego comigo até hoje, não só na minha vida profissional, como também monica250na minha vida pessoal. Monica conheceu Vanderlei em junho de 1988, por ocasião da realização de uma escola de inverno de física e de uma visita ao IFSC – USP. A transparência no entusiasmo do docente pela física marcou Monica Dahmouche até os dias atuais. Quando terminei minha graduação, já sabia que iria escolher o Vanderlei como orientador de meu mestrado e doutorado, que foi uma vitória muito particular, onde pude superar as minhas limitações, tendo o Vanderlei como personalidade crucial para isso, revelou. Tendo atuado durante 13 anos em um grupo de pesquisa sob os auspícios de Vanderlei Bagnato, Monica ressaltou algumas particularidades do docente, tais como a excelência no seu trabalho, sua preocupação com cada estudante, seu esforço profissional, entre outros legados que marcaram a professora e diversos outros alunos e pesquisadores, que tiveram a chance de aprender com Bagnato.Sabe250

Seguidamente, o Prof. José Sabe sublinhou a solidariedade e o lado prestativo de Vanderlei Bagnato. Particularmente, quando um ex-aluno de uma instituição passa a ser docente dela mesma, além de integrar a lembrança e a história, ele se torna parte crucial do amor pelo departamento, disse. Ainda em seu discurso, Sabe destacou a simplicidade e competência inusitada de Vanderlei, pessoa que ele considera como irmão. Hoje me orgulho de ver que meu amigo leva o nome de nosso país ao exterior, de forma muito competente, finalizou.

Na sequência da cerimônia, o Prof. Dr. Claudio Lenz Cesar aproveitou a oportunidade para explicar, aos convidados, sobre as diversas ramificações do trabalho de Lenz250pesquisa que Vanderlei faz no Instituto. Após sua explicação, Claudio parabenizou Bagnato por incentivar e fomentar um belo programa experimental em Física Atômica, Molecular e Óptica no IFSC-USP, tendo também congratulado o docente pelos trabalhos acadêmicos, pelos kits didáticos disponibilizados aos alunos de escolas públicas, que, segundo ele são grandes investimentos na educação básica de nosso país, e também pelo próprio aniversário do docente, comemorado no dia 28 de setembro.

Em seguida, o vice-reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Vahan Agopyan, saudou o docente homenageado, os diretores das demais Unidades, os integrantes da mesa de honra e todos os presentes. Na ocasião, Vahan sublinhou o orgulho e a felicidade que sente na pessoa de Vanderlei, devido aos seus sucessos obtidos. Vahan250De fato, para nós, da comunidade uspiana, é um orgulho termos um colega ocupando lugares de prestígio. Para a Universidade, o sucesso do Vanderlei é o sucesso da USP. De acordo com o vice-reitor, o homenageado é o exemplo de que fazer boa ciência não significa estar isolado da sociedade.

Quase no final da cerimônia, visivelmente emocionado, Vanderlei Bagnato agradeceu a homenagem. Todos sabem que faço tudo com muita paixão. Não há outra forma de fazermos as coisas, precisamos nos envolver com aquilo que fazemos, principalmente quando assumimos a profissão de educador. Obviamente, quando fui indicado à Academia do Vaticano, fiquei muito surpreso. Mas, independente da religião, é um VBTB325privilégio poder ir a um lugar como aquele, explicou. Em seu discurso, Bagnato fez questão de citar o apoio que sempre recebeu de sua família e de seus amigos, tendo sublinhado aqueles que trabalham e atuam ao seu lado e que fazem parte de seu trajeto profissional. Sucesso é algo muito relativo e eu não consigo enxergá-lo. Tudo o que fazemos é necessário, mas não é suficiente.

Antes do encerramento da cerimônia, o Diretor do IFSC- USP, Prof. Dr. Tito Bonagamba ofertou ao homenageado uma placa comemorativa do evento, confeccionada nas oficinas do próprio Instituto, tendo feito uma breve retrospectiva da carreira de Bagnato, sublinhando as diversas conquistas científicas e títulos do docente. Vanderlei, eu tenho orgulho de ser seu amigo acadêmico e de poder trabalhar em baixo do mesmo teto que você. Agradeço muito por você levar o nome do IFSC com os prêmios que tem alcançado em nível nacional e internacional, finalizou.

Professor Titular da Universidade de São Paulo e atuando na área de Física Atômica e Aplicações da Física nas Ciências da Saúde, o Prof. Dr. Vanderlei Bagnato concluiu, simultaneamente, o Bacharelado em Física na Universidade de São Paulo e Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos, em 1981, tendo concluído seu doutorado em Física no MIT – Massachusetts Institute of Technology, em 1987. Atualmente, entre outras funções de significativa importância nas áreas acadêmica e científica, de âmbito estadual e nacional, o Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato ocupa o cargo de Coordenador da Agência USP de Inovação, possuindo em seu currículo um extenso lote de prêmios e distinções.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..