26 de setembro de 2014

Indirect dark matter search with the AMS-02 experiment

Ocorreu no dia 26 de setembro, pelas 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), mais uma edição do programa Colloquium diei, desta vez, com a palestra Indirect dark matter search with the AMS-02 experiment, ministrada pela Profa. Manuela Vecchi, do Instituto de Física de São Carlos.

No mês de setembro,manuela2-300 um dos mais renomados laboratórios de pesquisa do mundo, o European Organization for Nuclear Research – CERN apresentou um importante dado: Através do experimento AMS-02, os pesquisadores do laboratório mostraram que um possível sinal da matéria escura, nunca observada diretamente até o momento, pode estar ao alcance dos cientistas. Devido à importância desse estudo, a revista Physical Review Letters (PRL), da American Physical Society (APS), publicou um artigo referente à pesquisa.

De acordo com os pesquisadores, a matéria escura, um tipo de matéria que não absorve nem emite luz, pode ser cerca de cinco vezes mais prevalente do que a regular. Nesse contexto, a Profa. Manuela discutiu, de maneira didática, os resultados publicados na PRL.

Manuela Vecchi possui doutorado em física pela Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália, pós-doutorado pelo Laboratoire d’Annecy-le-Vieux de Physique des Particules, França, e pela National Central University, China.