25 de setembro de 2014

Pesquisador da Stanford University ministra seminário no IFSC-USP

No dia 25 de setembro, pelas 11h, na sala F210 do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), decorreu mais um Seminário Especial do Instituto, desta vez, com a palestra Correlating Thin Film Microstructure and Crystallization to Efficient Charge Percolation in Semiconducting Polymers, ministrada pelo pesquisador Duc Trong Duong, do Derpartment of Materials Science and Engineering, da Stanford University, Estados Unidos.

Um dos maiores desafios na área de polímeros semicondutores é a compreensão fundamental da cinética de cristalização e crescimento de filmes finos. As dificuldades enfrentadas por esses estudos decorrem dos curtos tempos de cristalização inerentes a esses materiais e das técnicas relativamente lentas disponíveis para a caracterização de microestruturas em nanoescala.

Para superar essas limitações, Duc Trong optou por investigar o Duc-300polímero poli (3-ethylhexylthiophene) (P3EH). Devido ao seu baixo ponto de fusão, o P3EHT exibe uma cinética de cristalização lenta quando arrefecida à temperatura ambiente, a partir do material fundido, o qual é uma propriedade rara entre os polímeros semicondutores. Assim, o jovem pesquisador realiza análises quantitativas dos padrões de difração de Raios-X e de absorções ópticas.

Durante suas pesquisas, Duc descobriu que os crescimentos de agregados individuais e cristais ao longo das três direções de embalagens são realmente anisotrópicas e apresentam diferentes taxas de crescimento. Sendo assim, em sua palestra ele mostrou que a cinética de cristalização depende de um número de parâmetros, incluindo a espessura da película, os pesos moleculares e temperaturas de têmpera, o que é atribuído a todos os efeitos da cadeia de confinamento. Por fim, Duc correlacionou a evolução da microestrutura de propriedades eletrônicas e de transporte de carga.

Duc realizou seu bacharelado em Química na University of California, Santa Bárbara, e atualmente é estudante de pós-graduação no Department of Materials Science and Engineering, da Stanford University. Seus interesses de pesquisa incluem alinhamento de semicondutores orgânicos para estudos de transporte de carga anisotrópicos e realização de vários experimentos de difração de Raios-X no Stanford Synchrotron Radiation Laboratoy (SSRL).