24 de setembro de 2014

Ocorreu no dia 24 de setembro, pelas 13h, na Sala F210 (IFSC-USP), mais um seminário do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos, ministrado pelo Dr. Axel U. J. Lode, do Department of Physics, da University of Basel, Suíça.

Axel2-250Esta palestra, intitulada A Layman’s Guide to the Multiconfigurational Time-Dependent Hartree Method for Bosons (MCTDHB), terá mais duas edições, que acontecerão nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, no mesmo local e horário da primeira apresentação.

No seminário ocorrido no dia 24, Axel abordou as soluções numericamente exatas da equação de Schrödinger para diversos bósons que, com o desenvolvimento de MCTDHB, se tornaram disponíveis a um amplo conjunto de problemas. Além disso, ele descreveu a dinâmica de bósons através da condensação, fragmentação e transição dessas fases.

Fundada em 4 de abril de 1460, a University of Bale, Suíça, é reconhecida internacionalmente pela formação nos campos de teologia, direito, medicina, ciências humanas e exatas, administração e economia, e psicologia.