18 de setembro de 2014

Alunos estrangeiros apresentam trabalhos finais

Todos levaram muito a sério a sua permanência no Instituto de Física de São Carlos e a comprovar isso está a qualidade dos resumos dos trabalhos laboratoriais apresentados aqui por vocês no decurso deste estágio que agora se conclui: esta foi uma das mensagens que o Prof. Dr. Richard Garratt, vice-presidente do CRInt-IFSC – Comissão de Relações Internacionais do Instituto de Física de São Carlos e Coordenador do Programa de Estágio de Inverno do IFSC, transmitiu aos quatro alunos de graduação estrangeiros, participantes do citado programa, que apresentaram no dia 17 de setembro seus trabalhos finais, perante MEGAN_BARDSLEY_-_DURHAM_UNIV_-_UK-250seus orientadores e colegas.

Megan Jessica Bardsley, aluna da University of Durham (UK), que desenvolveu seu trabalho com o Prof. Dr. Ricardo de Marco, no Grupo de Biofísica Molecular “Sérgio Mascarenhas”, ao finalizar o resumo das suas atividades acadêmicas, declarou que seu trabalho no IFSC foi bem diferente do que ela faz em sua universidade, o que constituiu um verdadeiro desafio traduzido num aprendizado profundo. Embora sua área seja mais vocacionada para biologia, Megan sublinhou que “mergulhou” muito na física e que isso trouxe um conhecimento a mais para a sua formação. Quando se propôs participar neste estágio, no nosso Instituto, Megan não sabia muito bem o que iria encontrar no Brasil, um país que era completamente desconhecido para ela. Depois deste período de quase três meses, a jovem estudante inglesa disse que foi uma extraordinária experiência, elogiou o trabalho de iniciação científica que é feito no IFSC-USP, algo que para ela é inovador, se comparado com que se passa na sua universidade. Já meio nostálgica, pensando no seu regresso a casa, a jovem estudante britânica afirmou que com certeza assumirá seu papel de embaixadora do IFSC na sua instituição MANUel250de ensino.

Manuel Nonnenmacher veio da Eberhardt Karls Universität Tübingen, na Alemanha, é aluno de graduação realizando outra modalidade de estágio no nosso Instituto, ou seja, não participa do programa de Estágio de Inverno. Orientado pelo Prof. Dr. Phillipe Couteille, do Grupo de Óptica do nosso Instituto, apresentou igualmente um resumo do seu trabalho desenvolvido nos laboratórios. Manuel comentou que a grande vantagem de ter frequentado este estágio foi ter tido a possibilidade de poder comparar as pesquisas que são feitas na Alemanha e as metodologias aplicadas no Brasil que, embora diferentes, são muito interessantes e complementares, motivo pelo qual sempre recomendará o nosso Instituto aos seus colegas. O jovem estudante alemão regressa ao seu país natal no dia 30 de setembro.

José Luiz Lopez Lopez, veio da Universidad Nacional Autónoma do México e fez JOSE250seu estágio no Laboratório de Nanomedicina e Nanotoxicidade (LNN-IFSC-USP), coordenado pelo Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, tendo apresentado o resumo de suas atividades. Considerando seu estágio altamente benéfico, com a possibilidade de trabalhar com um dos mais renomados pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo, José Luiz confessou que teve algumas dificuldades iniciais em se adaptar ao ritmo de trabalho, pois encontrou no IFSC pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, trabalhando em projetos comuns, algo que não acontece no México, onde os grupos não têm muita interdisciplinaridade. O jovem mexicano pretende seguir biomedicina, talvez no Canadá, Europa, ou mesmo no Brasil, tendo afirmado que irá introduzir os conceitos desenvolvidos no IFSC para aprimorar sua tese, que acontecerá em 2015. O aluno regressará ao México no dia 20 de setembro.

SophieSOPHIE_CASEBY2_-_DURHAM_UNIV_-_UK-250 Clare Caseby é colega de Megan, ou seja, veio igualmente da University of Durham (UK) e teve como orientador o Prof. Dr. Otávio Thiemann, tendo desenvolvido seu estágio no Laboratório de Cristalografia e Biologia Estrutural. Após apresentar seu trabalho, Sophie alegou que ainda não decidiu qual será o percurso profissional que irá seguir. Contudo, confessou que se apaixonou pelo trabalho laboratorial, pelas técnicas que teve oportunidade de desenvolver e pelas estruturas física e humana do IFSC, fatos que contribuem para que ela se sinta de alguma forma inclinada em, no futuro, fazer algo na área científica na América Latina, principalmente no Brasil. Sophie e Megan despedem-se do IFSC-USP no dia 28 de setembro, regressando a Inglaterra. Além de seus trabalhos, os alunos deste estágio também elogiaram a forma como seus colegas e professores do Instituto os apoiaram e incentivaram a se inserirem socialmente, principalmente através de viagens curtas (Rio de Janeiro e São Paulo), pelo que os convívios sociais, por outro lado, irão ficar bem presentes em suas memórias.

O Prof. Dr. Richard Garratt parabenizou todos os alunos participantes neste estágio, tendo afirmado esperar que os estudantes tenham enriquecido suas vidas RICHARD_GARRATT2014-4-250acadêmicas e experiências científicas no curto tempo que passaram no IFSC, tendo pedido que se tornem em embaixadores da nossa instituição nos seus países de origem. O docente do IFSC-USP pediu a todos os jovens alunos que mantenham contato com o IFSC, pois, quem sabe, um dia a Instituição possa ser o lar acadêmico de alguns deles na pós-graduação.

Recordamos que o objetivo do Estágio de Inverno do IFSC – USP é atrair jovens talentos estrangeiros que estão completando seus cursos de graduação e que estão em busca de uma pós-graduação, sendo que outra meta desta iniciativa é expandir a imagem do Instituto de Física de São Carlos em outros países, reforçando o reconhecimento científico internacional que nosso Instituto já possui.