17 de setembro de 2014

Indirect dark matter search and the positron fraction measurement

Manuela03-200A pesquisadora, Dra. Manuela Vecchi, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), ministrou a palestra “Indirect dark matter search and the positron fraction measurement”, na mais recente edição do programa Journal Club, ocorrido no dia 17 de setembro, na manhã do dia 17 de setembro, na sala F-210 de nosso Instituto.

O Espectrômetro Magnético Alfa (AMS-02), um grande detector de física de partículas, que opera a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) desde maio de 2011, tem como objetivo buscar antimatéria e matéria escura, medidas precisas de composição de raios cósmicos e fluxo. O estudo do componente eletromagnético desses raios é de fundamental importância na busca dessas formas no Universo.

Neste seminário, Manuela descreveu os métodos para identificar elétrons e pósitrons em raios cósmicos em região GeV e TeV, tendo sublinhado as performances do AMS-02 nesse contexto. Por fim, a pesquisadora enfatizou a medida da fração de recentes pósitrons AMS.