11 de setembro de 2014

Industrial Physics Forum 2014

Como já tivemos oportunidade de noticiar, realiza-se entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro, na UNICAMP, o Industrial Physics Forum – 2014, um evento promovido pelo American Institute of Physics (AIP) e o International Centre for Theoretical Physics (ICTP), em colaboração com a FAPESP e o South American Institute for Fundamental Research (SAIFR), que dará sequência à anterior edição que ocorreu, em 2013, na sede do ICTP, em Trieste, Itália.

Este fórum, cujo tema é Industrial Physics in Emerging Economies II, dará enfoque a um conjunto de temas técnicos e políticos estreitamente relacionados com o desenvolvimento científico e econômico no Brasil e em toda a América Latina, tendo como objetivo ampliar o impacto regional da pesquisa básica e aplicada, fomentando a aproximação entre cientistas, indústria e as necessidades da sociedade como uma estratégia fundamental para o avanço tecnológico sustentável.

Este Fórum tem um significado importante para o nosso Instituto, já que o IFSC-USP é a única unidade de ensino e de pesquisa do Brasil a fazer-se representar ao mais alto nível, através de três pesquisadores e docentes que atuam de formas diversas nos temas que serão abordados, sendo peritos nas suas respectivas áreas de atuação – Profs. Tito Bonagamba (Diretor do IFSC-USP), Vanderlei Bagnato, e Jarbas de Castro Neto.

Recordamos que a este seleto lote de acadêmicos de nosso Instituto se juntarão outras duas personalidades nacionais – Silvio Crestana (Embrapa) e José Fernando Perez (Biopharma Recepta) -, que, por sua vez, integrarão o vasto grupo de outras personalidades de renome internacional, oriundas dos meios acadêmico e empresarial, como são os casos de Eric Cornell (Prêmio Nobel da Física – 2001), Austin Boyd (Schlumberger), William Colglazier (U.S. State Department), Claudius Feger e Tom Theis (IBM), Amy Prieto (Colorado State University – USA), Simarjeet Sain (ECE at Waterloo), Harmeet Sing (TEJAS Networks), Darlene Solomon (Agilent Technologies) e Caroline Taylor (University of California, Berkeley – USA).

Confira, aqui, a PROGRAMAÇÃO DO INDUSTRIAL PHYSICS FORUM – 2014

24 de julho de 2014