5 de setembro de 2014

A Física das Mudanças Climáticas Globais

Ocorreu no dia 05 de setembro, pelas 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), a palestra intitulada A Física das Mudanças Climáticas Globais, apresentada pelo Prof. Paulo Eduardo Ataxo Netto, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), um evento inserido na iniciativa Colloquium diei.

Uma das questões mais desafiadoras para a ciência é o entendimento integrado de como o sistema climático terrestre funciona, e quantificar o efeito antropogênico no clima de nosso planeta. O balanço radiativo terrestre está sendo alterado de modo significativo pelo aumento da concentração de gases de efeito estufa, alterações nas nuvens, na concentração de partículas de aerossóis atmosféricos, entre outros temas.

Em sua palestra, Paulo Netto Paulocartaxo-300discutiu os diversos aspectos científicos que controlam o funcionamento climático de nosso planeta, tendo debatido também as estratégias de mitigação e enfrentamento das questões.

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Física Nuclear pela USP e doutorado em Física Atmosférica, também pela Universidade, o Prof. Paulo Cartaxo Netto trabalhou na National Aeronautics and Space Administration – NASA, Estados Unidos, na Universidade de Antuérpia, Bélgica, Universidade de Lund, Suécia, e na Universidade Harvard, Estados Unidos.

Paulo Netto é professor titular e chefe do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP, onde trabalha com física aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, física de aerossóis atmosféricos, poluição do ar entre outros temas.

O docente também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, coordenador do Instituto do Milênio do Experimento LBA, membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC e de outros sete painéis científicos internacionais. Em 2004, ele recebeu voto de aplauso do Senado Brasileiro pelo seu trabalho científico em meio ambiente na Amazônia, e em 2006 foi eleito colaborador da American Association for the Advancement of Sciences. No ano de 2007, Paulo Netto recebeu o prêmio de Ciências da Terra 2007, da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS) e o Prêmio Dorothy Stang de 2007, outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo.