4 de setembro de 2014

Controlling spin-correlations in double quantum dots

Em mais uma edição do programa Journal Club, ocorrida no dia 03 de setembro, na Sala Celeste, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), pelas 10h45, o Dr. Carlos Busser, do Arnold Sommerfeld Center for Theoretical Physics, da Ludwig-Maximilians-University, Munique, Alemanha, ministrou a palestra Controlling spin-correlations in double quantum dots.

Carlos3-300Nas últimas décadas, um grande esforço tem sido investido na compreensão de como utilizar o grau de liberdade de spin dos elétrons confinados como um componente de um dispositivo de computação quântica ou em spintrônica. Assim, um dos principais desafios é construir, controlar e manipular estados emaranhados entre rotações.

Em sua palestra, ele demonstrou que correlações de spin entre elétrons localizados em pontos quânticos podem ser controladas, combinando os efeitos de um fluxo e conduzindo uma corrente elétrica.

De acordo com o pesquisador, a corrente pode induzir correlações de rotação, portanto, é possível criar um estado emaranhado em estrutura com ponto duplo. Durante sua apresentação, Carlos Busser também utilizou uma transformação canônica para explicar alguns de seus resultados. Por fim, ele abordou a decadência de um estado maximamente emaranhado entre os pontos, considerando uma estrutura de dois pontos quânticos.

A Ludwig-Maximilians-University congrega os departamentos de Teologia Católica, Teologia Protestante, Direito, Administração de Empresas, Economia, Medicina, Veterinária, História e Artes, Filosofia, Psicologia, Ciências da Educação, Estudos da Cultura, Línguas e Literaturas, Ciências Sociais, Matemática, Ciência da Computação, Estatística, Física, Química e Farmácia, Biologia e Geociências.