4 de agosto de 2014

Comemoração dos 60 anos do Departamento de Cirurgia e Anatomia

Nas comemorações alusivas à passagem do seu 60º aniversário, o Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), realizará nos dias 22 e 23 de agosto um evento que assinalará essa efeméride e que decorrerá no Espaço de Eventos – Bloco Didático (FMRP-USP), localizado na Av. Bandeirantes, 3900.

A conferência de abertura realiza-se no dia 22, pelas 19h30, seguida de um coquetel FMRP_-_DCA150que decorrerá no Espaço de Eventos do Bloco Didático da FMRP, sendo que o ponto alto das comemorações acontecerá no dia 23 de agosto, com uma conferência que ocorrerá pelas 9h, apresentada pelo Reitor da USP, Prof. Dr. Marco Antonio Zago. A partir das 9h45, o fotógrafo e escritor Airton Ortiz, apresentará a palestra “Retratos da Terra”, enquanto o Prof. Dr. Vanderlei S. Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), ministrará o colóquio intitulado “A óptica e as diversas aplicações em cirurgia”.

Os interessados em participar das comemorações podem fazer inscrição, gratuita, na Secretaria do Departamento de Cirurgia da FMRP, ou pelo site do Departamento (CLIQUE AQUI), até o dia 22 de agosto.

Tendo como Chefe e Vice-Chefe, os Profs. Drs. Orlando de Castro e Silva Júnior e Carlos Eli Piccinato, o Departamento de Cirurgia e Anatomia, um dos 14 departamentos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, foi fundado em fevereiro de 1954 pelo Prof. Ruy Escorel Ferreira-Santos, a convite do então diretor e fundador da FMRP, Prof. Zeferino Vaz. Para a organização departamental, Ferreira-Santos teve como base a estrutura de unidades correspondentes que visitou, com recursos de uma bolsa da Fundação Rockfeller. Desde a sua fundação, aquela unidade da USP tem como objetivo promover o ensino de clínica cirúrgica básica ao nível de graduação, em Medicina e formar profissionais de excelência, bem como desenvolver pesquisas no campo da clínica cirúrgica.

Já a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), tem como missão oferecer educação superior de excelência, propiciando a formação de profissionais de saúde com elevado nível de capacitação e potencial de liderança, com base em preceitos éticos, morais, científicos e humanísticos; formar pesquisadores competentes em seus programas de pós-graduação e produzir pesquisas inovadoras de alta qualidade, com inserção internacional, explorando a fronteira do conhecimento, mas também atentas às necessidades da sociedade; interagir continuamente com o poder público e com a sociedade na promoção de assistência qualificada à saúde e na disseminação de novos conhecimentos.

Além disso, a FMRP – USP tem conquistado um crescente reconhecimento nacional e internacionalmente, como paradigma de excelência pela qualidade do seu ensino de graduação, pós-graduação e na formação de profissionais especializados, pela ética, competência, empreendedorismo e liderança de seus egressos, pela qualidade de sua produção científica e pelo impacto social de suas atividades de promoção à saúde da população.