23 de julho de 2014

Inicia-se a Escola de Física Contemporânea – Edição 2014

Na tarde do dia 20 de julho, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), decorreu a cerimônia de abertura da Escola de Física Contemporânea – 2014 (EFC), um curso que se estenderá até dia 26. Organizada pelos docentes do Instituto, Fernando F. Paiva, Diogo Oliveira S. Pinto, Alessandro S. Nascimento escolafc200e pelo próprio Diretor do Instituto, Tito J. Bonagamba, a EFC tem como objetivo atrair os melhores alunos do ensino médio em ciências exatas, oriundos de todos os estados brasileiros, fazendo com que esses jovens adquiram maiores conhecimentos do universo da pesquisa e ensino, através de um contato direto com os principais grupos de pesquisa do país, disseminando a importância da ciência e da tecnologia na geração de conhecimento e riqueza em prol do Brasil.Outro foco da escola é mostrar o Instituto a uma população que, provavelmente, irá para a área de exatas e que, mesmo que não se forme no nosso Instituto, possa se lembrar da instituição e até se tornar um de seus parceiros.

A Escola também deverá servir como mais um pilar para os jovens que estão encarando a perspectiva de entrar em um curso superior, apresentando todo o ambiente de ensino e pesquisa do IFSC. Neste edição de 2014, os 30 alunos selecionados de entre 174 inscritos, terão a oportunidade de assistir a aulas ministradas por docentes da USP, conviver com cientistas de um dos maiores centros de pesquisa multidisciplinar da América Latina, visitar os laboratórios e conhecer indústrias tecnológicas que nasceram dentro dos laboratórios de pesquisa do Instituto.

Além dosEFC2014-300 trabalhos obrigatórios que os alunos realizarão nos laboratórios e em sala de aula, os jovens ainda serão apresentados a produtos e equipamentos que, de certa forma, foram (e estão sendo) criados ou desenvolvidos no Instituto. Esse modo indireto de mostrar as grandes vantagens do IFSC aos jovens estudantes foi um dos caminhos que a organização encontrou para induzir os alunos de que fazer parte do IFSC-USP é bastante interessante.

Durante toda a semana de curso, os participantes serão acompanhados permanentemente por monitores do IFSC que assegurarão a pontualidade nos programas e ações da escola, o cumprimento das horas de descanso, o transporte entre o Instituto e os hotéis onde os jovens ficarão hospedados e, claro, Fernando200todas as questões relacionadas com o bem-estar e segurança coletiva.

Na abertura da Escola, o docente Fernando Paiva agradeceu a presença dos pais e alunos e apresentou as iniciativas e objetivos da EFC, bem como ressaltou as normas do curso. Seguidamente, o diretor Tito Bonagamba apresentou uma palestra onde relembrou a história da Universidade de São Paulo e do Instituto, tendo sublinhado que a USP tem potencial de formação de liderança no país há quase dois séculos e é importante que nós tenhamos isso em mente quando pisamos em solo uspiano, contou ele.

Na ocasião, Tito Bonagamba também destacou alguns números, conquistas e dados da Universidade que hoje congrega aproximadamente um universo de 120 mil pessoas, entre Tito200alunos, docentes e servidores, tendo mencionado os Profs. Drs. Sérgio Mascarenhas e Yvonne Primerano Mascarenhas, como os grandes pioneiros do IFSC-USP. Além disso, o diretor sublinhou os grupos e as principais áreas de atuação do Instituto de Física de São Carlos, a única instituição uspiana que, desde sua existência, apresenta um programa de pós-graduação no país que sempre recebeu nota máxima da CAPES.

Após sua palestra, o Diretor do Instituto fez questão de acompanhar os pais e restantes familiares dos alunos a uma visita às diversas instalações do IFSC-USP, que incluiu a biblioteca, as oficinas e os laboratórios de pesquisa.

Opiniões:

Para o aluno Giuliano Pantarotto Semente, de Indaiatuba, São Paulo, a expectativa é poder conhecer novos conteúdos e a forma como funcionam as pesquisas da Física. Já para a aluna Ana Clara, a expectativa de participar da EFC é poder conhecer a área experimental da Física, que raramente Ana_Clara200é Pantarollo200apresentada aos alunos durante o Ensino Médio: na escola, aprendemos apenas a teoria básica, pontua Ana.

Já para a paulistana Alessandra Figueiredo, mãe de um dos alunos participantes, a Escola de Física Contemporânea é um evento importante porque aproxima, cada vez mais, os estudantes do conhecimento e da educação.

Para Alessandra200termos uma noção da abrangência e do interesse que a EFC tem no espectro nacional, basta dizer que estão em São Carlos estudantes oriundos de Rio Claro (SP), São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Jundiaí (SP), Santo Antônio de Platina (PR), Teresina (PI), Belém (PA), Governador Valadares (MG), Espírito Santo (ES), Porto Alegre (RS), Joaquim Távora (PR), Indaiatuba (SP), Limeira (SP), São Caetano do Sul (SP), Piracicaba (SP), Conselheiro Lafaiete (MG) e Rio de Janeiro (RJ) e, claro, de São Carlos.

Abaixo, algumas imagens relativas ao grupo de monitores que se encontram ao serviço da EFC-2014, bem como particularidades da visita realizada pelos pais e familiares dos alunos ao IFSC.

EFC2014-000

EFC2014-00