2 de junho de 2014

Delegação do Hospital de Câncer de Barretos visita o IFSC-USP

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) recebeu, no último dia 02 de junho, a visita de delegação constituída por sete integrantes do Hospital de Câncer, de Barretos, com o intuito de fortalecer a colaboração já existente entre o Grupo de Óptica do IFSC e o Hospital de Câncer, inclusive nas técnicas elaboradas pelo Instituto na melhoria dos tratamentos voltados à doença.

Durante a reunião de boas vindas, o vice-diretor do IFSC-USP, Prof. Dr. Osvaldo NovaisBARRETOS1 de Oliveira Junior, ressaltou o prazer em poder receber o grupo de profissionais, tendo feito uma breve apresentação da Instituição, bem como as principais linhas de pesquisa da Unidade, mostrando as características multidisciplinares da mesma.

O Prof. Osvaldo sublinhou o fato de o IFSC sediar alguns centros de pesquisas e institutos nacionais de ciência e tecnologia, tendo destacado, principalmente, o Grupo de Óptica, que serve como base na parceria entre os dois órgãos, assim como a área de Fotônica, Ressonância Magnética, Semicondutores e Biotecnologia Molecular, entre outras. O vice-diretor apresentou, ainda, as principais pesquisas desenvolvidas pelos grupos do Instituto, como, por exemplo, os estudos voltados ao etanol de biomassa, matéria condensada, informação quântica, biologia molecular, bem como à terapia fotodinâmica e eletrônica orgânica.

Quanto à óptica e terapia fotodinâmica, Osvaldo destacou o estudo com uso de laser para o crescimento de células, desenvolvido pela Óptica e Fotônica, além das pesquisas feitas na terapia fotodinâmica para a área odontológica, principalmente no tratamento do câncer bucal – pesquisas que podem criar ainda mais laços nesta parceria. Outros estudos importantes que podem sustentar a relação entre o IFSC-USP e o Hospital são os trabalhos sobre membrana molecular, que envolvem os fármacos, bem como as aplicações de física computacional, relacionadas com a interação entre proteínas e mitocôndrias.

Já o Dr. André Carvalho, Diretor Executivo do Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Hospital de Câncer de Barretos, aproveitou o momento para agradecer o tempo que os funcionários do IFSC-USP disponibilizaram para receber a delegação. Há algum tempo temos tentado iniciar essa interação, mas acho que tudo depende de uma maturidade. Vocês chegaram num momento em que nós estávamos mais maduros para fazer essa parceria, afirmou o clínico.

BARRETOS3Logo após a reunião, os representantes do Hospital de Câncer fizeram uma visita aos laboratórios de pesquisa do IFSC-USP, onde tiveram a chance de conhecer, de perto, o trabalho desenvolvido na Unidade.

Em 27 de novembro de 1967, foi instituída a Fundação Pio XII, que no ano seguinte passou a atender pacientes portadores de câncer. Devido à grande demanda de pacientes e ao velho e pequeno hospital não comportar todo o crescimento, o Dr. Paulo Prata, idealizador da Fundação, recebeu a doação de uma área na periferia da cidade e propôs a construção de um novo hospital que pudesse responder às crescentes necessidades.

Inicialmente, esse pequeno hospital contava com apenas quatro médicos que trabalhavam em tempo integral, com dedicação exclusiva, caixa único e tratamento personalizado. No ano de 1989, Henrique Prata, filho do casal de médicos fundadores do hospital, abraçou a ideia do pai e, com a ajuda de fazendeiros da cidade e da região, realizou mais uma parte do projeto: o pavilhão Antenor Duarte Villela, onde funciona o ambulatório do hospital. Hoje, mantido prioritariamente por doações da comunidade, artistas, iniciativa privada e com participação financeira governamental, o Hospital de Câncer de Barretos é considerado o maior e mais avançado hospital oncológico do país.

Para saber mais sobre o Hospital, clique AQUI

Assessoria de Comunicação.