26 de maio de 2014

Delegação da Rice University (EUA) visita IFSC-USP

Ela é relativamente pequena em sua infraestrutura física, mas com substanciais recursos disponíveis para docentes e alunos. Possui uma grande variedade de áreas dedicadas ao ensino e pesquisa, voltadas principalmente para a sociedade local e estadual, atendendo uma população majoritariamente de classe média. Este é um breve resumo curricular da Rice University, instituição de ensino e pesquisa localizada em Houston (Texas), nos Estados Unidos, que fez deslocar uma delegação ao IFSC-USP, visita que decorreu ao longo do dia 23 de maio.

RICE_UNIVERSITY-500

Com muitas áreas de pesquisa similares às do nosso Instituto, a Rice University aposta forte no trabalho científico interdisciplinar – química, biologia, física, bioquímica, nanotecnologia, etc. -, mantendo um interesse bastante particular por criar e consolidar relações com outras universidades, principalmente aquelas que se localizam na América do Sul, motivo pelo qual o Brasil sempre esteve no topo de suas preferências, particularmente a Universidade de São Paulo, que tem mostrado ao longo dos anos toda a sua pujança científica em nível internacional.

Mayra Onuchic (administradora do programa de relações com o Brasil), Selichi Matsuda (pró-reitor da área de estudos de graduação e pós-graduação) e José Onuchic (responsável pelo Departamento de Física), foram recebidos pelo Diretor do IFSC-USP, Prof. Tito Bonagamba e pelo Presidente da Comissão de Pós-Graduação, Prof. Dr. Otavio Henrique Thiemann, que estiveram acompanhados pelos professores Luiz Nunes de Oliveira, Guilherme Sipahi, Attílio Cucchieri, Tereza Mendes e Alessandro Nascimento.

Nos diálogos estabelecidos entre os representantes das duas universidades, RICE-300Selichi Matsuda teve oportunidade de prestar mais informações sobre a Rice University, bem como explicar alguns dos projetos que se encontram delineados para o futuro, com ênfase para a constante procura por novos parceiros, especialmente no nosso país, motivo pelo qual aquela instituição mantém um departamento exclusivamente vocacionado para as relações com o Brasil. Segundo palavras de José Onuchic (que é brasileiro, formado em Engenharia e Física Aplicada, na USP), as relações dentro da Rice University são extraordinariamente abertas e sem burocracias, o que facilita a promoção de diálogos científicos dinâmicos entre toda a sua comunidade.

Mayra Onuchic (também brasileira) confirmou que existe a intenção da universidade americana poder firmar um acordo de parceria com a USP, não só entre pesquisadores, mas principalmente entre alunos de graduação e de pós-graduação, ampliando a comunidade estudantil brasileira que já se encontra na Rice University, constituída por cerca de quarenta e cinco estudantes. Para os responsáveis da universidade americana, a intenção não é captar ou “roubar” os melhores estudantes brasileiros, mas intensificar os trabalhos e projetos científicos das duas instituições, inclusive na área da educação, por intermédio de cursos únicos entre as duas universidades e a futura implementação de duplo-diploma, sugestões estas que irão ser analisadas pelos responsáveis do IFSC-USP quanto à sua exequibilidade.

A linha programática da Rice University é pautada por um padrão diferente daquele que está implantado no Brasil, com uma linha educacional intensiva e contínua. Os alunos têm as aulas no período da manhã, enquanto os trabalhos complementares decorrem ao longo de todo o período da tarde, incluindo aulas de inglês, seminários, palestras e encontros, com presença obrigatória. Embora o trabalho seja árduo, os estudantes têm como benefício a existência de residências independentes dentro do campus, alimentação, aulas intensivas de inglês, esportes, etc.. Fora de seus muros, esta universidade americana tem uma ligação muito forte com os principais centros médicos da cidade de Houston, bem como outros sediados em todo o Estado do Texas, através de parcerias científicas e de serviços que são prestados à população, principalmente nas áreas de nanotecnologia e tratamento de câncer.

Em sua estada na nossa cidade, a delegação da Rice University teve ainda oportunidade de visitar os laboratórios do IFSC-USP, localizados nas Áreas 1 e 2 do Campus USP – São Carlos.

(Na foto acima, da esquerda para a direita: professores Otávio Thiemann e Tito Bonagamba, do IFSC-USP, Selichi Matsuda, Mayra Onochic e José Onuchic, da Rice University)