23 de maio de 2014

Mudanças ambientais globais: desafios científicos propostos

No âmbito de mais uma iniciativa do programa Colloquium diei, ocorreu no dia 23 de maio, pelas 10h30, no Auditório Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), o seminário Mudanças ambientais globais: desafios científicos propostos, apresentado pelo Dr. Paulo Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

nobre3-300As mudanças ambientais globais, resultado do escrutínio de milhares de cientistas de todo o planeta, se apresentam como o maior desafio do ponto de vista civilizacional já enfrentado pela humanidade.

Tendo esse aspecto ambiental como base para sua apresentação, Nobre discutiu os fundamentos físicos dos efeitos do aumento da concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera e nos oceanos, bem como suas repercussões sobre o meio biogeoquímico do planeta.

Paulo Nobre também apresentou as atividades de pesquisa desenvolvidas no Brasil sobre o tema, tendo abordado também os desafios científicos e as oportunidades que as mudanças climáticas representam, em particular, para a geração do conhecimento sobre as florestas e oceanos tropicais e o clima global.

O Dr. Paulo Nobre possui graduação em Meteorologia pela USP, mestrado e doutorado pela University of Maryland e pós-doutorado pela Columbia University. Atualmente, é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; responsável pelo Grupo de Modelagem Acoplada Oceano-Atmosfera do CPTEC; Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas em Mudanças Climáticas Globais; Revisor do Journal of Climate; e presidente do Comitê Nacional do Projeto PIRATA Brasil.