22 de maio de 2014

Respostas imunes em doenças parasitárias

Decorreu no dia 22 de maio, pelas 12h50, no Anfiteatro Azul do IFSC-USP, a palestra subordinada ao tema Respostas imunes em doenças parasitarias, ministrada pela Profa. Dra. Fernanda de Freitas Anibal, docente da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, um evento organizado pelo Grupo de Óptica do IFSC.

FERNANDA_ANIBAL2-300A resposta imunológica tem como principal função a manutenção da homeostase do organismo. Os mecanismos envolvidos nessa manutenção são mediados por órgãos específicos, células especializadas, proteínas e diversas moléculas.

A entrada de um patógeno no organismo promove modificações que sinalizam para que essas células e moléculas atuem na eliminação desse agente infeccioso. Entretanto, muitos desses patógenos apresentam mecanismos de evasão que permite sua manutenção no organismo infectado por longos períodos, ocasionando muitas vezes a morte do individuo infectado.

Assim, em sua palestra, a docente abordou esses mecanismos que são estudados de forma extensa, para que se obtenha uma resposta imune mais eficaz para a terapia e controle dessas doenças.

Fernanda de Freitas Anibal é professora da Universidade Federal de São Carlos, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Morfologia e Patologia, e do Laboratório de Parasitologia. Freitas, que também é Presidente da Sociedade Paulista de Parasitologia, realizou um aperfeiçoamento em Helmintologia Médica, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade de Nova Lisboa, Portugal, e fez seu doutorado e mestrado em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Ela também possui experiência em Parasitologia e Imunologia nas Respostas Imunes em Doenças Parasitárias com ênfase em Reação Inflamatória.

Fernanda também atua em estudos utilizando compostos naturais contra doenças parasitárias, mecanismos envolvidos na eosinofilia e liberação de mediadores inflamatórios e citocinas, bem como epidemiologia e controle das parasitoses intestinais em crianças.