Notícias

11 de março de 2014

Instituto lança oficialmente duas publicações

O Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP) recebeu no dia 07 de março, pelas 17 horas, a cerimônia de lançamento de dois livros publicados pelo Instituto de Física de São Paulo.

O primeiro livro intitula-se Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas, da autoria das professoras Cibelle Celestino Silva (IFSC-USP) e de Maria Elice Brzezinski Prestes (IB-USP), traz trabalhos versando sobre a interface entre história, filosofia e sociologia da ciência com o ensino de ciências.livro3-500 Distribuídos em 8 partes – episódios históricos, tópicos de filosofia e sociologia da ciência, natureza da ciência, aplicações em sala de aula, materiais instrucionais, formação de professores e currículo – os capítulos deste livro discutem, ao longo das suas 562 páginas, uma ampla gama de temas sob diferentes abordagens metodológicas, epistemológicas e didáticas, refletindo a riqueza de pesquisas desenvolvidas no continente e no estrangeiro.

O segundo livro, intitulado A Física a Serviço da Sociedade, da autoria do docente e pesquisador do IFSC-USP, Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Jr. e do jornalista Rui Sintra, congrega, ao longo de suas 320 páginas, reportagens e diversas matérias escritas pela Assessoria de Comunicação do IFSC-USP, que foram publicadas no site da instituição e na mídia, vertendo sobre os principais trabalhos de pesquisa iniciados, desenvolvidos e concluídos pelo Instituto de Física de São Carlos em benefício da sociedade, entre os anos de 2010-2013.

A mesa de honra, presidida pelo Diretor do IFSC-USP, Prof. Dr. Tito José Bonagamba, foi composta pelo Pró-Reitor de Graduação da USP, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, Presidente do CNPq, Prof. Dr. Glaucius Oliva, Vice-Reitor da UFSCar, Prof. Dr. Adilson Aparecido Oliveira, Reitor da Universidade Anhembi-Morumbi e ex-diretor do antigo IFSQSC-USP (Instituto de Física e Química de São Carlos), Prof. Dr. Oscar Hipólito, Diretor do Departamento de Políticas para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Educação da Prefeitura Municipal de São Carlos, Dr. Pericles Trevisan, e ainda pelos professores e coautores dos livros, Osvaldo Novais de Oliveira Júnior e Cibelle Celestino Silva.

Após a apresentação das publicações por seus autores, coube a Óscar Hipólito inaugurar o período dedicado aos discursos, tendo sublinhado a importância do ensino das ciências, relativamente ao livro de Cibelle Silva, que resgata a história de ciência e levanta um problema sério que se traduz na existência, no Brasil, de menos de 15% dos jovens com idades entre os 18 e 24 anos no ensino superior: No Chile, mesmo com todos os problemas, essa porcentagem ronda os 50% e o Brasil perde, nesse quesito, para todos os seus parceiros da América Latina. Para Hipólito, o Curso de Licenciatura em Ciências Exatas é o exemplo da luta que o IFSC faz para contrariar essa realidade, desde os tempos do Instituto de Física e Química de São Carlos, referiu o Reitor.

Já na sua intervenção, Adilson Aparecido de Oliveira salientou que a divulgação científica sempre fez parte de seu percurso acadêmico e que levar à sociedade os resultados apurados pela academia é algo de importância inestimável: Se a sociedade não tiver acesso a esse conhecimento, parecerá que a ciência é exclusiva só para alguns: divulgar a ciência é prestar contas a uma sociedade que investe diretamente nela, salientou.

livro2-500

Ao parabenizar os autores das duas publicações, Pericles Trevisan agradeceu em nome da Prefeitura o convite para integrar a mesa de honra do evento e manifestou a importância dos trabalhos, tendo afirmado que o Campus de São Carlos da USP é um polo importante para estabelecer parcerias, principalmente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia. Salientou que a Prefeitura e o IFSC irão avançar rapidamente em alguns projetos que foram recentemente apresentados à Diretoria do IFSC.

Por seu turno, Glaucius Oliva destacou o papel congregador e difusor da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade do IFSC-USP, no sentido de motivar os jovens estudantes a percorrerem os novos caminhos da ciência voltada para a sociedade, com a quebra de paradigmas, pelo que a divulgação das pesquisas deve ser incentivada e concretizada: Estamos num país que vive um momento de transição, já que o Brasil atingiu este nível, atualmente, por conta da ciência que foi capaz de fazer ao longo do tempo e que foi transferida para o setor produtivo, para a sociedade. Infelizmente, principalmente nos corredores políticos, os cientistas ainda são vistos como uma fonte de despesa e não como uma fonte de investimento para o futuro, comentou Oliva. Afirmando que os cientistas brasileiros são incapazes de difundir o que se faz de melhor nas universidades, provocando, com isso, a preferência por produtos idealizados no estrangeiro, Oliva sublinhou que fazer ciência de altíssima qualidade, na fronteira do conhecimento, é um padrão brasileiro e que (…) falar dessa mesma ciência, numa linguagem mais simples, mais comunicativa para a população é central, fundamental, sendo que o livro A Física ao serviço da sociedade vem preencher parte dessa lacuna, cumprindo uma missão, fazendo com que o IFSC se compare a outras instituições internacionais que fazem exatamente isso, há anos (…).

 

A dedicação e o trabalho desenvolvido pelo novo diretor do IFSC-USP, Tito Bonagamba, no primeiro mês à frente da instituição, foi o mote inicial do discurso de Antonio Carlos Hernandes, que sublinhou a importância das publicações lançadas, tendo enaltecido o trabalho de pesquisa que foi feito no IFSC-USP nos últimos anos: Em relação ao livro A Física a serviço da sociedade, consolidar toda a informação feita na Assessoria de Comunicação da instituição e transmiti-la à população, é algo que se deve ser enaltecido. Hernandes solicitou aos autores das publicações que enviem os PDF das mesmas para a Pró-Reitoria de Graduação para que as mesmas possam figurar no site da USP, disponibilizando-as a todos os internautas.

livro500

Encerrando a cerimônia, o Diretor do IFSC-USP, Prof. Tito José Bonagamba fez questão de, sumariamente, contar um pouco da história da Unidade e do trabalho que sempre foi feito na tentativa de aproximar a academia da sociedade, nomeadamente através de grandes projetos de pesquisa dedicados, por exemplo, às áreas de medicina e odontologia (técnicas de diagnóstico e tratamento de doenças), bioenergia, petróleo e a preposição de novos materiais.

Outros exemplos dados por Tito Bonagamba foram a criação de empresas lideradas por egressos do IFSC-USP, que se estabeleceram em São Carlos, a introdução e desenvolvimento de programas que têm atraído milhares de alunos e de professores das redes de ensino público e privado – fundamental e médio – ao IFSC-USP, como as iniciativas “Universitário por um Dia”, “Cientista do Amanhã”, “Escola de Física Contemporânea”, todos eles iniciados pelo ex-diretor Prof. Antonio Carlos Hernandes: São programas que irão continuar, em simultâneo com um outro programa que iremos desenvolver em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, a qual daremos o nome de Ciência na Escola, que se traduzirá na realização de palestras sob coordenação de nossos docentes e que irão decorrer nas redes pública e privada de ensino da cidade, respondendo ao convite que foi feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, acrescentou Bonagamba. Tendo dado o exemplo de outras formas de aproximação com a sociedade, o diretor do IFSC-USP destacou o Curso Noturno de Licenciatura em Ciências Exatas, que que tem a missão de formar professores para os ensinos fundamental e médio, as atividades de divulgação científica desenvolvidas pelos CEPID sediados no Instituto, o trabalho desenvolvido pelo CDCC – Centro de Divulgação Científica e Cultural e o programa mensal denominado “Ciência às 19 Horas”, aberto à sociedade, sendo que o livro A Física a serviço da sociedade se tornou mais uma ação de aproximação com a população, promovida pelo IFSC-USP e por seus autores.

O Diretor do Instituto de Física de São Carlos anunciou sua intenção de realizar em breve, sob a coordenação da Assessoria de Comunicação do IFSC-USP e com as eventuais colaborações da “Revista Ciência Hoje” e do “LabJor – UNICAMP”, um workshop dedicado à divulgação científica, um evento que será aberto também a todos os jornalistas de São Carlos e da região que se mostrarem interessados em participar.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus