20 de setembro de 2013

XXVI SIPAT

Entre os dias 23 e 27 de setembro decorrerá, nos auditórios do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação e do IFSC, bem como nos anfiteatros do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, a 26º edição do SIPAT 2013 – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Conjunta Campus USP São Carlos.

A Comissão accident-at-workInterna de Prevenção de Acidentes (CIPA), do Instituto de Física de São Carlos, que integra a comissão organizadora deste evento, tem participado no mesmo, ao longo dos anos, conjuntamente com as Unidades do Campus USP de São Carlos e em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), tendo sempre como foco a realização de uma programação que alerte todos os funcionários para os perigos existentes nos seus locais de trabalho.

Desde seu começo, a CIPA zela pela segurança e o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho. Essa responsabilidade gera boas iniciativas que visam à diminuição dos riscos de acidentes e ocorrências de doenças ocupacionais dos funcionários do IFSC.

Além das ações de caráter contínuo, como vistorias, atualização de mapas de riscos e aquisição de equipamentos de proteção coletiva, a Comissão intensifica a comunicação entre os funcionários do Instituto por meio de seus representantes, através de cartazes contendo os nomes, telefones e e-mails dos membros da CIPA e principalmente atuação através de um contato direto.

Confira a programação completa do XXVI SIPAT-2013:

Dia 23/09/13 – IFSC – Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas

Abertura Oficial;

14h30 – Tema: “Técnicas ópticas aplicadas à saúde e seus benefícios”;

Palestrante: Profa. Dra. Cristina Kurachi – Grupo de Óptica do IFSC-USP;

24/09 – IQSC – Anfiteatro do IQSC-Q1

8h30 – Café;

9h00 – Tema: “Planejamento familiar e orçamento doméstico” – Palestrante: Prof. Adriao Albertin – ADSC (Associação dos Administradores da Região Central Paulista) e do Instituto Federal de São Paulo;

25/09 – Anfiteatro da Eng. Elétrica – SEL-EESC

8h30 – Café;

9h00 – Tema: “A ética profissional nas relações do trabalho” – Palestrante: Prof. Dr. Carlos Goldenberg – Departamento de Eng. Elétrica da EESC-USP;

26/09 – Auditório Luiz Antonio Fávaro – Bloco 4 – ICMC

8h30 – Café;

9h00 – Tema: “Segurança no trabalho: Direitos e deveres do empregador e do empregado” -Palestrante: Dr. Marcos Rogério Félix de Oliveira – Advogado

27/09 – Encerramento – PUSP-SC – Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas