Notícias

9 de agosto de 2013

Água: um líquido complexo

Reiniciou-se no dia 09 de agosto, pelas 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, o habitual programa promovido pelo IFSC, denominado Colloquium diei, que apresentou a palestra Água: um líquido complexo, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Prof. Marcia C. Barbosa, docente do Instituto de Física da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Apresentando inicialmente a questão O que é um fluído complexo?, a palestrante entrou no tema elucidando a forma como os fluídos complexos são tratados como sistemas cujas propriedades termodinâmicas, dinâmicas, estruturais e hidrodinâmicas não são governadas pelas escalas atômicas ou moleculares dos componentes destes sistemas, mas sim de escalas mesoscópicas derivadas de uma combinação das escalas microscópicas.COL300

Então, por que a água pode ser classificada como um líquido complexo? Marcia Barbosa mostrou, em sua apresentação, que as anomalias termodinâmicas e dinâmicas da água estão ligadas ao fato dela formar ligações de hidrogênio que ficam localizados próximos ao oxigênio polarizando localmente a molécula. Neste sentido, o hidrogênio de uma molécula de água fica atraído pelo oxigênio de outra vizinha. Esta interação é mais fraca que uma ligação covalente, porém, mais forte que as interações de van der Waals. No entanto, devido à estrutura angular da molécula de água, esta ligação intermolecular de hidrogênio só ocorre para uma determinada distância e ângulo.

A palestrante mostrou, em sua dissertação, que o balanço energético entre essas ligações de hidrogênio e as interações de van de waals, que são isotrópicas e de curto alcance, leva à formação de aglomerados de moléculas de água de diferentes densidades.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus