29 de maio de 2013

Brasil simplifica concessão de vistos

Foi publicado no dia 17 de maio, no Diário Oficial da União, uma resolução do CNIg – Conselho Nacional de Imigração, órgão inserido no Ministério do Trabalho e Emprego, que simplifica a concessão de vistos destinados a professores universitários, pesquisadores e estudantes que pretendam atuar temporariamente no nosso país.

Essa resolução apresenta três medidas que irão simplificar o processo: a redução do número de documentos exigidos para a concessão do visto, autorização do envio de documentos pela internet, e a permissão para que as solicitações de visto sejam analisadas antes da apresentação de tradução juramentada, o que significa uma redução de em até dois terços do prazo atualmente praticado para emissão de vistos de trabalho.

Por outro lado, o CNIg publicou, ainda, na mesma data, outra resolução que concede visto temporário de até noventa dias para estudantes de pós-graduação estrangeiros, matriculados no exterior, que venham trabalhar no Brasil durante o período de férias acadêmicas nas instituições de ensino de origem.

Segundo notícia veiculada pela Agência FAPESP, o Embaixador Osmar Chohfi, vice-presidente do Conselho Internacional do Programa USP-Internacional, considerou que resoluções do CNIg são um passo importante para facilitar o intercâmbio entre estudantes e pesquisadores, já que se está apostando, claramente, na simplificação das medidas administrativas para a atração de pesquisadores e professores estrangeiros: “Da mesma forma, representam atrativo adicional para que estudantes e pós-graduados estrangeiros se interessem em vir ao Brasil para atividades específicas de pesquisa ou para participar de eventos, durante períodos de curta ou média duração”, afirmou o Embaixador.

Recordamos que o Programa USP-Internacional foi criado pela Reitoria da Universidade de São Paulo em março deste ano, com o objetivo de apoiar o processo de internacionalização que já vinha sendo conduzido pela vice-reitoria executiva de Relações Internacionais e que propiciou a assinatura de cerca de 600 convênios.

A criação do programa ocorre no momento em que a USP consolida posição entre as principais universidades do mundo.