Notícias

10 de maio de 2013

Dualidade como corolário

Em mais uma edição dos Colóquios do IFSC – Colloquium diei realizada no dia 09 de Maio, o Instituto recebeu a visita do Prof. Dr. Renato Ângelo, docente do Departamento de Física da UFPR – Universidade Federal do Paraná, que apresentou a palestra subordinada ao tema “Dualidade como corolário”, um evento que decorreu cerca das 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas.

Ao apresentar que a natureza dual de sistemas microscópicos é geralmente explicada através de um princípio que suplementa a teoria quântica “The study of complementary phenomenacolquio10maio2013 demands mutually exclusive experimental arrangements” (N.Bohr), concebe-se, assim, que o comportamento “corpuscular” ou “ondulatório” do sistema é definido somente após a especificação da totalidade do experimento, algo que depende da vontade do observador.

Renato Ângelo teve a oportunidade de demonstrar que resultados recentes defendem um conceito ainda mais sutil: nem onda, nem partícula, mas “onda e partícula”, uma espécie de comportamento mórfico, e, após uma breve revisão desses trabalhos, o palestrante apresentou uma interpretação alternativa para a dualidade.

Embasada em alguns trabalhos experimentais célebres e consistente com o programa da descoerência, a proposta do Prof. Renato visou descrever a complementaridade em termos de correlações quânticas do sistema com um delator de caminho.

Ao vincular a noção de onda com a capacidade de o sistema produzir correlações não-locais em um par de partículas não-interagentes e inicialmente descorrelacionadas, o palestrante mostrou a construção de um quantificador informacional que mantem uma relação formal direta com trabalho termodinâmico.

Os resultados obtidos revelam a possibilidade de se interpretar a dualidade não mais como um princípio, mas como um corolário.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus