4 de outubro de 2012

USP é a 158ª melhor do mundo

O instituto britânico Times Higher Education divulgou, no dia 3 de outubro último, o ranking das 400 melhores universidades do mundo e a USP – Universidade de São Paulo subiu vinte posições em relação ao ano passado – de 178º a 158º – estando agora na designada “elite do ensino mundial”.

Segundo Phil Baty, editor do ranking, em entrevista ao Canal Terra, “a USP melhorou suas pontuações em quase todos os indicadores. Porém, a principal causa para o crescimento na posição é o forte desempenho da instituição no que diz respeito à reputação acadêmica e impacto de citações acadêmicas”, destacou.

É opinião quase unânime de que o Brasil vem apresentando grandes melhorias na educação superior e que as pontuações obtidas no quesito reputação deste ranking foram impressionantes, sendo que, em breve, ainda segundo Baty “(…) é possível que o Brasil tenha mais de uma universidade entre as 200 melhores do mundo (…)”.

O editor ressaltou, ainda, que para dar o próximo passo, o Brasil deve focar em perspectivas internacionais e no impacto das citações acadêmicas.

O Instituto de Tecnologia da Califórnia manteve a mesma posição do ano passado, ocupando o primeiro lugar na lista.