14 de outubro de 2011

LHC e seus desdobramentos protagonizaram discussão

O Grande Colisor de Hádrons, mais conhecido pela sigla em inglês, LHC, foi o protagonista no Colloquim diei realizado no último dia 14, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

A explicação dos experimentos e resultados alcançados, até o momento, pelo maior acelerador de partículas, com maior energia, existente no mundo, foi conduzida pela pesquisadora carioca, Carla Göbel Burlamaqui de Mello, professora-assistente do Departamento de Física da PUC-Rio.

Coloquio-7Termos como cromodinâmica quântica, liberdade assintótica, interação eletromagnética e gravitacional foram alguns dos citados durante o colóquio, que contou com uma grande plateia, formada por docentes e alunos do Instituto e de outras Unidades do campus.

Próxima discussão

Em virtude da Semana Integrada da Graduação e Pós-Graduação (SIFSC 2011) e dos feriados no início de novembro, o Colloquium diei só será retomado em 11 de novembro, com discussão que será conduzida por Osvaldo Novais de Oliveira Júnior, docente do IFSC.

Para mais informações sobre o programa, acesse http://www.ifsc.usp.br/coloquio/index.html