15 de setembro de 2011

A melhor ferramenta para um ambiente de trabalho saudável

A saúde do corpo é uma preocupação constante. Dietas balanceadas e exercícios físicos assumem importância, em alguns casos extrema, na vida de muitas pessoas. Mas, quando se trata da saúde mental, essa preocupação também é vista de maneira relevante?

Diversas empresas e instituições têm dado atenção constante e progressiva ao cuidado com a saúde de seus funcionários, através de ações desenvolvidas para tornar o ambiente de trabalho mais produtivo, menos estressante e, consequentemente, mais saudável.

Qualidade-3Uma ferramenta que tem obtido enorme sucesso aqui e lá fora- onde se originou, inclusive- é a “5S”. Nascida no Japão, na década de 50, a ferramenta, enumerada em cinco tópicos, prega melhor organização e eficiência no trabalho cotidiano. As ações, inclusive, podem- e devem- ser aplicadas em qualquer ambiente, inclusive em casa.

Na Universidade de São Paulo (USP), especificamente no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), a cultura da “5S” é levada a sério. Análises e números comprovam que o bom senso e os bons hábitos, principal filosofia da ferramenta, têm sido praticados pelos funcionários e docentes da Unidade.

Através dos resultados já obtidos, desde a implantação do programa no IFSC (que teve início em 2007) já é possível observar os benefícios, como combate ao desperdício, diminuição de custos e liberação de espaços.

Materiais de diversos tipos, como pilhas, vidros, resíduos químicos, papel etc. já tem destino certo para o reaproveitamento. Os bens, permanentes ou não, podem ser incluídos em um sistema intranet, onde outros usuários poderão visualizá-los, para futura utilização e reaproveitamento.

Qualidade-4No IFSC, a Comissão Gespública da Gestão da Qualidade e Produtividade do IFSC (CGQP) organizada para, entre outras ações, orientar os usuários para o cumprimento dos “5S”, realizam uma auditoria anual, para verificar a concretização das diretrizes que compõe a ferramenta.

Dessa forma, é possível medir, com mais exatidão, os resultados apresentados e concluir que, de fato, a nova ferramenta torna-se, gradativamente, uma atitude aderida por todos, tornando o ambiente de trabalho um local, mais do que nunca, propício à saúde mental, esta, por sua vez, tão importante para a saúde do corpo, quanto uma dieta balanceada.

Para acessar a apresentação mais detalhada sobre a utilização da ferramenta “5S” no IFSC e outras informações a respeito da auditoria para avaliação do uso da ferramenta, clique aqui.