12 de setembro de 2011

Pesquisa busca aproveitamento sustentável de micro-organismos

A pesquisadora da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Maria Antonia Souza, topou fazer o longo trajeto até São Carlos, para enriquecer sua pesquisa. Desde dezembro de 2010, conta com a colaboração do docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Igor Polikarpov, para estudar a prospecção de cepas fúngicas da Amazônia, que produzem enzimas hidrolíticas.

Para entender o complicado tema da pesquisa, vai uma simples explicação: fungos e bactérias produzem tais enzimas que, por sua vez, podem ser utilizadas para biorremediação (aplicação de processos biodegradáveis no tratamento de resíduos para recuperação e regeneração de ambientes) e produção de bioetanol de segunda geração (menos poluente do que o de primeira geração).

Maria_AntoniaMaria Antonia que, na UEA, trabalha com genética humana e de micro-organismos, atualmente orienta alunos de pós-graduação da mesma universidade para utilização sustentável dos micro-organismos. “Eu e Igor já selecionamos cepas fúngicas, que produzem celuloses e outras enzimas de interesse, para produção do bioetanol e, no momento, estamos trabalhando no aprofundamento do trabalho, para elucidar as estruturas dessas enzimas”, conta a pesquisadora.

Maria Antonia revela que, desde o início de suas pesquisas relacionadas ao assunto descrito, o destaque vai para a construção de um protocolo, desenvolvido com vistas à produção de metabólicos secundários bioativos*, a partir de micro-organismos. “Esse protocolo foi construído a partir de minha dissertação de mestrado e, durante dois anos, foi o artigo mais consultado da América Latina, sobre o assunto”, conta.

Com um novo tópico em seus estudos, agora ela também trabalha com o metabolismo primário dos organismos, parte que envolve, inclusive, a produção de enzimas.

Sobre a conservação da Amazônia, no geral, e de micro-organismos que lá vivem e podem ser objeto de estudos para novas pesquisas, ela afirma que, embora muito já tenha sido devastado, alguns estados estão melhores do que outros. “O estado da Amazônia ainda tem a maior área de floresta natural reservada. Quando pensamos na salvação da natureza, não podemos deixar de pensar, também, na salvação do homem e preservação das pessoas que sobrevivem nessas regiões”, finaliza.

*Produto do metabolismo das mais diversas substâncias de organismos vivos. Os secundários são encontrados, somente, em grupos de organismos restritos, como plantas, micro-organismos e insetos