8 de setembro de 2011

Como você pode ajudar a manter a excelência de nossa biblioteca

A biblioteca do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), assim como todas as outras bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP), é depositária de toda produção científica, cultural e artística, gerada na universidade. Sendo assim, ela responde pelo processamento, armazenamento e disponibilização dessa produção no Banco Bibliográfico DEDALUS.

BibliotecaPara manter sua produção atualizada e disponível, a biblioteca realiza as seguintes ações:

-Levantamento e coleta semanal da produção científica através da Base de Dados Web of Science – ISI;

-Levantamento diário em fontes impressas não indexadas na referida base de dados;

-Levantamento de trabalhos apresentados em congressos, seminários etc., através de pedidos de afastamentos de docentes, enviados à biblioteca, pelas secretárias de departamentos;

-Recebimento de cópias de trabalhos publicados pelos grupos de pesquisa, através das secretárias ou docentes;

-Levantamentos específicos em eventos de Sociedades, Academias e Associações relativas à área de Física e afins;

-Envio de arquivos, contendo a produção científica cadastrada no DEDALUS para conferência do docente, normalmente no mês de novembro, visando à atualização da produção para o relatório Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Apesar das ações acima, nem todos os artigos são recuperados pela Biblioteca, assim solicita-se a colaboração dos usuários para quando tiverem algum trabalho publicado, e não recuperável pelas fontes utilizadas pela Biblioteca, que envie uma cópia à mesma.

A biblioteca convida a todos para acompanhar o cadastramento da produção, através do sites do IFSC. Visite-a, também: ela é localizada no 1º andar do prédio da Administração do IFSC.