Notícias

8 de setembro de 2011

Um novo formato cultural na universidade

A paixão pela arte e pela ciência resultou no projeto “Arena de Debates em Ficção Científica”, uma iniciativa do Centro de Imagens e Espectroscopia in vivo por Ressonância Magnética (CIERMag) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que tem como objetivo principal promover debates sobre produções científicas, envolvendo propostas de interação usuário-computador, manipulação genética, segurança de informações e outros temas relacionados a tecnologias de computação, previstas nos filmes de ficção.

O evento, coordenado pelo professor do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC/USP), e aluno de pós-graduação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Mário Gazziro, tem atraído um grande número de estudantes de graduação ao auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” do IFSC, para assistir à exibição de clássicos do cinema, do gênero de ficção científica, como “2001: uma odisseia no espaço”, “Blade Runner, o caçador de androides”, assim como filmes mais recentes, com a mesma temática, como “Minority Report” e “Gattaca”.

“Desde que eu era estudante de graduação, mantínhamos a tradição de reunir em torno de 20 pessoas em alguma república, para assistir filmes e debatê-los, informalmente”, conta Mário. Depois dessa experiência bem-sucedida com os amigos, ele resolver oficializar a tradição e transformá-la num projeto que pudesse trazer cultura para universidade, assim como um contato mais próximo com a comunidade geral, já que o evento é gratuito e totalmente aberto ao público-externo. “No começo do ano, houve uma chamada da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da USP, incentivando os novos docentes a criarem atividades de extensão. Li o edital e comecei a pensar em como eu poderia contribuir com a cultura e, com a ajuda do professor, Alberto Tannús, selecionei alguns filmes para exibir aos alunos”.

Para complementar a proposta, Mário, tendo em mente a grande quantidade de especialistas da USP, resolveu inseri-los no projeto, convidando-os a participar de debates sobre os filmes. “A ideia de convidar os especialistas foi para tornar o projeto mais rebuscado e atrativo, aumentando as chances de ele ser aprovado pela Pró-Reitoria”.

A primeira exibição foi realizada no dia 18, com o filme “Os substitutos”. O número de participantes superou as expectativas de Mário. No segundo encontro, ocorrido uma semana depois, esse número aumentou. “Ficamos impressionados com o resultado, pois acreditávamos que os alunos viriam para assistir aos filmes, e iriam embora à hora do debate, mas todos têm ficado e participado, ativamente”.

O projeto foi bem visto, inclusive, pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC/USP) que pretende, no próximo ano, tornar o programa- atualmente de caráter temporário- fixo no Centro. “No CDCC, eles já têm o Cineclube, mas nele não são realizados debates”, conta Mário.

Programação

arena

 

Até o dia 13 de outubro, todas as quintas-feiras, das 19 às 22 horas, serão realizadas sessões de filmes, seguidas por debates, que duram em torno de 45 minutos. A cada encontro, um especialista é convidado a participar da discussão.

A entrada para o evento é gratuita e toda comunidade são-carlense está convidada a participar. Para ter acesso à programação do “Arena”, acesse o link “eventos” do site do IFSC.

O auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” fica na Avenida do Trabalhador são-carlense, 400. Mais informações pelo telefone (16) 3373-9770.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..