Notícias

23 de agosto de 2011

IFSC cria curso de inglês para alunos de graduação

Na carreira acadêmica, o domínio de uma segunda língua pode ser decisivo para desenvolver pesquisas, apresentar de trabalhos, publicar artigos, enviar de resumos para eventos, acompanhar apresentações de pesquisadores internacionais e até mesmo realizar intercâmbios. O inglês, a “língua mundial” da contemporaneidade, é praticamente considerado um tópico obrigatório no currículo de universitários de todas as áreas do conhecimento, e a fluência neste idioma pode abrir possibilidades novas para o desenvolvimento de suas pesquisas e suas habilidades.

Notando este quadro, o IFSC decidiu despender esforços na criação de um curso de língua inglesa para alunos dos cursos graduação, curso desenvolvido no âmbito do Programa de Incentivo à Graduação, criado pela Diretoria do Instituto, e coordenado por professores e pós-graduandos do Departamento de Letras da UFSCar. O Programa de Incentivo à Graduação já havia tomado iniciativas importantes no que diz respeito a elevar as habilidades e potencializar a capacidade de seus alunos, como promover acesso a programas de intercâmbio para o exterior, iniciativa que, aliás, indicou aos coordenadores a importância de oferecer suporte ao à aprendizagem e ao aprimoramento da língua inglesa. No final deste ano, está agendado um seminário com os alunos que recentemente participaram deste programa de intercâmbio, para fazer um balanço oficial dos resultados obtidos com esta experiência no exterior, expondo os aprendizados e dificuldades sentidos. Porém, o que se pode antecipar deste seminário é que, infelizmente, as escolas públicas não cumprem o papel de sanar a necessidade de fluência em uma segunda língua atualmente, e não é grande o número de alunos que tem a possibilidade de fazer cursos particulares, o que com certeza acaba refletindo algumas conseqüências negativas na graduação.

Assim, o IFSC decidiu aceitar o desafio de enfrentar os anos de precariedade de ensino público e, além de proporcionar uma ferramenta de extrema importância para os alunos da graduação, incentivá-los e motivá-los para o mundo acadêmico com novas oportunidades e acessibilidades. Esta é uma iniciativa inédita dentre cursos de Exatas na USP, pois nenhuma outra unidade nunca ofereceu estes cursos gratuitamente para seus alunos. “A mensagem que queremos passar é que nós podemos contribuir um pouco com alunos que demonstrem interesse e que se dediquem a obter empenho e bom aproveitamento em pesquisas de Iniciação Científica”, conta o Presidente da Comissão de Graduação do IFSC, o Professor Valmor Mastelaro.

O professor contou, ainda, que os alunos aos quais foi oferecida a chance de participar destas aulas foram selecionados com base em seu histórico escolar e em sua pesquisa de Iniciação Científica, etapa seguida de um teste que verifica o nível de língua em que esse aluno se encaixa. Estas etapas selecionaram quase sessenta alunos do segundo e terceiro ano dos cursos do IFSC, divididos em cinco turmas, do nível básico ao avançado, de cerca de doze alunos cada.

Valmor-1Para tornar o cursinho de inglês do IFSC ainda mais único, a estrutura do curso foi pensada pelas professoras da UFSCar de maneira especial para os alunos das Ciências Exatas, ou seja, os temas abordados serão intimamente relacionados aos temas com os quais os graduandos convivem todos os dias no ambiente universitário. O material que será trabalhado foi confeccionado especialmente para estas turmas de alunos. Desta forma, os alunos terão de resolver problemas, confeccionar textos e interpretar artigos que tratem de Física, tanto em aulas presenciais quanto em atividades online, expandindo, ainda, as possibilidades para aqueles alunos que não disponibilizam de tanto tempo livre.

O curso ainda estará, nesta primeira etapa, em fase de avaliação. O importante é verificar, nestes primeiros quatro meses, como os alunos demonstrarão empenho, freqüência e evolução. “A continuidade deste curso dependerá, em grande parte, da resposta dos alunos, pois eles têm uma grande responsabilidade pela frente”, explica o Mastelaro. As coordenadoras estão encarregadas de elaborar relatórios destas primeiras turmas para que a comissão organizadora analise o aproveitamento e a validade da continuidade deste curso. “Mas, com certeza, a idéia e a expectativa é de que ano que vem tenhamos outras turmas”, prevê ele.

Parte da avaliação do curso é, também, a ida de alguns destes alunos para o exterior nos programas de intercâmbio oferecidos pelo Instituto, o que apresentará resultados em um prazo mais longo, e a apresentação de trabalhos em congressos internacionais, o que dará um retorno mais imediato aos organizadores. “Nós, professores, junto aos alunos, temos um desafio pela frente, mas jamais faríamos um investimento deste porte se não tivéssemos uma grande certeza de que daria certo”, torce o docente.

Investimento

Esta iniciativa é uma proposta inovadora do IFSC, que já é reconhecido internacionalmente pela qualidade da sua pesquisa. As investidas do Instituto tem se voltado, nos últimos anos, a fazer esta qualidade atingir não apenas cursos de pós-graduação e docentes, mas também a base do ensino, que é a graduação. Dar acesso à língua mais utilizada na divulgação científica é um meio de integrar os graduandos mais rapidamente ao processo de pesquisa pelo qual o IFSC já é reconhecido, já que é o Instituto que mais tem publicações ao lado da IQSC. Ainda, integrando estes alunos mais efetivamente, o efeito é sentido também, a longo prazo, pela Pós-Graduação, já que os alunos ingressariam nestes cursos mais preparados e mais motivados. Desta forma, o grande investimento lançado neste curso terá resultados incalculáveis, não apenas para o IFSC, e não apenas para os alunos, mas sob uma perspectiva macroscópica, para o Estado de São Paulo e para o Brasil como um todo.

As aulas tiveram início nesta segunda-feira, dia 22, e serão realizadas todos os dias no Instituto. Fique atento aos resultados, se quiser se inscrever para a próxima etapa!

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..