Notícias

17 de março de 2011

Conheça Amauri Gentil, dos Laboratórios de Ensino

Dando continuidade à série de matérias intitulada “Quem é Quem”, com o intuito de apresentar de uma maneira mais íntima todos os funcionários que trabalham todos os dias no Instituto de Física de São Carlos, apresentamos hoje Amauri Gentil.

Amauri Gentil

Nascido em 14 de novembro de 1957

Especialista em Laboratório

Admitido em janeiro de 1977

Nas horas vagas: curte a família, cuida da natureza, envolve-se com música e assiste shows

Música: Rock progressivo, Hard Rock, um pouco de Blues e Jazz

Filme preferido: Um sonho de Liberdade

Livro preferido: Pé na Estrada, de Jack Kerouac

Gostaria de conhecer algumas cidades do Recife, Amazônia, o rio São Francisco, Madagascar…

Ídolo: Jimi Hendrix, John Lennon, Eric Burdon (da banda The Animals), Phil Linott (da banda Thin Lizzy), etc.

Amauri nasceu em São Carlos, em família humilde, descendentes de italianos. Hoje sua família é sua irmã, um sobrinho, a mulher e suas duas filhas. Hoje, Amauri e sua mulher vivem em lares separados, com contato diário, mas pretendem mudar-se em breve para o Balneário do Broa, onde pretende preparar-se para a sua aposentadoria reduzindo sua jornada de trabalho de 8 para 6 horas diárias.

Vida profissional

Fez um curso de Eletricidade no Colégio Técnico Industrial Paulino Botelho, e também conseguiu completar um curso de Eletrônica Aplicada e chegou ao nível avançado de um curso de Inglês nos anos 80. “Isso tudo foi graças ao IFSC, e agora mais que nunca posso afirmar que isso foi de muita importância na minha vida profissional”, afirma Amauri.

Seu único emprego fora da USP foi um Escritório Técnico de Agrimensura, onde trabalhou dos 14 aos 18 anos.

No IFSC, sua função junto aos Laboratórios de Ensino é preparar material e equipamentos para as aulas nos laboratórios, otimizar/aprimorar os materiais existentes e dar assistência durante as aulas. Ele conta que atende cerca de 200 alunos por semestre.

Contribuições ao Instituto

Amauri conta que, durante estes quase 35 anos de trabalho, conseguiu acrescentar algumas demonstrações, e aprimorar outras, em sua área preferida: Eletricidade e Eletromagnetismo. Uma delas é a demonstração para práticas de Som, Ondas e Acústica, idéia que surgiu a partir de uma visita à USP de São Paulo e, com a ajuda da Oficina Mecânica, foi bem-sucedida e ainda hoje é apresentada em muitas feiras profissionais do Instituto.

Amauri ressalta que, nas décadas de 70 e 80, os equipamentos de alta tecnologia não eram tão acessíveis como hoje, além das Oficinas Mecânica e Óptica não terem muitos recursos disponíveis. “Hoje, praticamente qualquer idéia é facilmente transformada em resultado”, completa ele.

Nicolle Casanova / Assessoria de Comunicação

Data: 17 de março

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..