Notícias

6 de março de 2011

Inicia-se a Escola de Física IFSC – Centro Paula Sousa

Iniciou-se no dia 05 de março, prolongando-se até dia 09, a primeira edição da Escola de Física IFSC/Centro Paula Souza, que reúne os quarenta melhores alunos daquele Centro, oriundos de 19 cidades do Estado de São Paulo.

Na opinião do Prof. Dr. Eduardo Ribeiro de Azevedo, docente do IFSC – Grupo de Ressonância Magnética Nuclear, um dos responsáveis por esta iniciativa, as Escolas de Física para estudantes do ensino médio têm se tornado uma tradição no IFSC, sendo que a primeira Escola Avançada de Física, idealizada pelo Prof. Luiz Antônio de Oliveira Nunes, decorreu em 2001. Desde então, as escolas vem ocorrendo anualmente no Instituto, tendo como principal objetivo mostrar para alunos talentosos como é o mundo da pesquisa, como funcionam alguns dos principais grupos de pesquisa no país, e a importância da ciência e tecnologia na geração de conhecimento e riquezas no país.

A programação desta Escola de Física IFSC/Centro Paula Souza é composta de aulas expositivas e experimentais, abordando tópicos de Física Clássica e Física Moderna, palestras sobre temas atuais de Física, visitas monitoradas às oficinas e aos laboratórios de ensino e pesquisas do IFSC. As atividades são diárias com início às 8h e término às 22h. Por ser ministrada por professores e pesquisadores de um grande centro de pesquisa multidisciplinar, as escolas de Física são uma excelente oportunidade para aqueles que gostam de ciências exatas descobrirem seu verdadeiro talento:

Um importante aspecto das escolas sempre foi a seleção dos estudantes através de seu histórico escolar e premiações em olimpíadas de Física, o que aumenta o rendimento das atividades, além de propiciar discussões em excelente nível, muitas vezes até surpreendendo os docentes que ministram palestras e cursos. A escola também cumpre o papel de mostrar aos jovens o reconhecido destaque do IFSC e dos cursos da USP oferecidos no campus da USP de São Carlos, o que tem atraído vários bons estudantes, não somente para os cursos do IFSC, mas também para outros cursos do Campus, não sendo incomum encontrar estudantes nos cursos de engenharias, química, matemática, que passaram pelas escolas promovidas pelo IFSC. Neste ano, estamos frente a uma nova possibilidade, em se tratando de Escolas de Física para o ensino médio e esta I Escola de Física IFSC-Centro Paula Sousa surge como resultado de uma parceria estabelecida recentemente pelo diretor do IFSC, Prof. Antonio Carlos Hernandes com o Centro Paula Sousa, através de suas Escolas Técnicas (Etecs) estaduais – refere o Prof. Eduardo de Azevedo.

Nesta escola, e como já referimos, quarenta estudantes de Etecs, selecionados pelos coordenadores de ensino médio do Centro Paula Sousa, estão “brincando o carnaval” no IFSC, em uma Escola de Física, onde estão programadas palestras, aulas teóricas e práticas, além de visitas ao IFSC e ao observatório astronômico do Campus de São Carlos. No último dia, os alunos serão avaliados por uma banca formada por professores do IFSC e do Centro Paula Sousa, através da apresentação de um seminário sobre tópicos relacionados às atividades da escola.

Estão presentes estudantes de cursos de formação tecnológica provenientes de 20 Etecs em todo Estado de São Paulo, tendo sido selecionados para participar da escola os dois melhores estudantes de cada Etec.

Convém destacar que as Etecs têm conseguido destaque por sua qualidade, principalmente através dos resultados apresentados por seus alunos nos vestibulares, provas de ENEM ou SARESP e também nas olimpíadas de Física Organizadas pela SBF.

Neste sentido, é com muito entusiasmo que os docentes e pesquisadores do IFSC estão recebendo estes estudantes.

O Prof. Eduardo de Azevedo sublinha que foi grande o trabalho e entusiasmo de todos os docentes, monitores, técnicos do laboratório de ensino e servidores administrativos que contribuíram para a realização desta escola, sem os quais a realização do evento não seria possível, daí o nosso agradecimento especial.

Sessão de Abertura da Escola

A Sessão de Abertura da Escola de Física IFSC/Centro Paula Souza realizou-se no dia 05 de março, cerca das 13 horas, com as participações dos Professores Eduardo Ribeiro de Azevedo (IFSC), Hilton Sato, do Centro Paula Souza, e do Diretor do IFSC, Prof. Antonio Carlos Hernandes.

Coube a Prof. Eduardo Ribeiro de Azevedo dar as boas vindas aos alunos do Centro Paula Souza e seus familiares, tendo feito, inicialmente, uma breve retrospectiva ds escolas de física que periodicamente decorrem no IFSC, ao mesmo tempo que manifestou a sua satisfação em poder receber alguns dos melhores estudantes das ETECs do Centro Paula Souza.

Na sua alocução, Eduardo de Azevedo sublinhou que o sucesso desta escola, como de outras que se realizam, é alcançado pelo interesse, dedicação e interação dos alunos com os pesquisadores e docentes, e não propriamente pelo resumo das matérias que são dadas. O docente chamou a atenção dos alunos para a semana intensa que todos iriam ter, uma espécie de retiro dedicado à Física, à Ciência e Tecnologia. Além de ter apresentado a programação estipulada para a Escola de Física, Eduardo Azevedo sublinhou as questões relacionadas com disciplina, assiduidade e pontualidade, regras essas que são soberanas para que o aluno continue, ou não, a sua participação na escola: Todos os alunos serão avaliados não só no seu desempenho escolar, como, também, na questão disciplinar. Qualquer problema relacionado com disciplina induzirá na dispensa desse aluno, que regressará imediatamente a sua casa, com informação para os pais – sublinhou Azevedo.

Em representação do Centro Paula Souza usou da palavra, seguidamente, o Prof. Hilton Sato, que agradeceu, de forma significativa, a oportunidade de se ter concretizado essa parceria com o IFSC.

Dirigindo-se aos alunos, de forma breve, Sato sublinhou como é importante para todos do Centro saber como é a Física, como ela se desenvolve nas suas múltiplas áreas, como pensam os cientistas: Temos que aproveitar este momento, pois vocês estão aqui, de livre vontade, para aprender a caminhar na trilha da pesquisa e da ciência do País – concluiu Sato.

Por último foi a vez de usar da palavra o Diretor do IFSC, Prof. Antonio Carlos Hernandes, que agradeceu a oportunidade do Centro Paula Souza fazer parte do projeto, tendo enfatizado a forma como foram estabelecidos os programas e os objetivos da escola, dando como exemplo as famosas Olimpíadas de Matemática e Física, promovidas pelo IFSC, como iniciadoras de todo o processo.

A base da fala do Diretor do IFSC centrou-se na necessidade do País poder ter, no futuro próximo, mais e melhores cientistas e engenheiros, de forma a que se possa “exportar” conhecimento, que, segundo Antonio Carlos Hernandes é um valor agregado ao setor produtivo do País.

Nós temos condições para isso. E o Brasil vai conseguir dar um salto gigantesco se tiver cientistas e docentes capacitados. O Centro Paula Souza tem cerca de 16 mil alunos e o IFSC deseja que, desse total, cerca de cinqüenta ou sessenta possam entrar no grupo que fará o futuro da Ciência, da Inovação e da Tecnologia do País, contribuindo, assim, para uma melhor qualidade de vida e riqueza para o povo brasileiro, para os vossos filhos e netos, e para que o País possa estar, em breve, no grupo da frente na Ciência Internacional. Esses são os vossos e os nossos desafios e conto com vocês para isso – concluiu Hernandes.

Logo após a Sessão de Abertura, o Diretor do IFSC recepcionou pais e alunos do Centro Paula Souza, tendo-se realizado, seguidamente, uma visita ao Instituto de Física.

O dia 06 foi totalmente preenchido com aulas, na sua maior parte dedicadas a Teoria da Eletricidade, ministradas pelo Prof. Dr. José Fabian Schneider (IFSC-USP).

Rui Sintra – jornalista / Fotos: Cristiane Lazarini / Assessoria de Comunicação

Data: 06/03/2011

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..