27 de maio de 2011

Técnicos da Agência de Ciência e Tecnologia do Japão visitam o IFSC

Dois técnicos da Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (Japan Sciences and Technology Agency), sediada em Tóquio, estiveram no dia 26 de maio de visita ao IFSC.

Geng Tu e Eriko Kishida visitaram demoradamente os departamentos e os laboratórios do IFSC, tendo elogiado não só a estrutura física do Instituto, como, também, muitos dos equipamentos que compõem os laboratórios de pesquisa.

Geng Tu, formado em Ciências da Natureza, participou, durante alguns anos, em diversos trabalhos de pesquisa na área de produtos naturais, tendo posteriormente ingressado na Agência:

“É a primeira vez que venho ao Brasil e gostei bastante deste Instituto; fiquei muito interessado em alguns dos equipamentos que compõem os laboratórios de pesquisa, porque no Japão não temos equipamentos semelhantes. Reparei que vocês, no Brasil, estão um pouco avançados em relação a nós. Foi uma surpresa”, referiu Tu.

Para Eriko, o Brasil já não é uma surpresa, pois é a segunda vez que visita nosso país, embora tenha sido a sua primeira vez na cidade de São Carlos:

“Fiquei impressionada com a estrutura do IFSC. É fantástica e isso facilita um pouco a nossa missão, pois o primeiro olhar é sempre importante. É um Instituto organizado, bem estruturado e equipado, com pessoal técnico e científico altamente qualificado. Fiquei impressionada”, comentou Eriko.

A missão dos dois representantes do Japan Sciences and Technology Agency, no IFSC, foi de saber que tipo de pesquisas é que se faz no Instituto e quais os interesses dos nossos pesquisadores, por forma a que possam ser criadas interações e colaborações estreitas entre os cientistas brasileiros e japoneses, em diversas áreas de pesquisa.

Após esta visita ao IFSC, os dois técnicos nipônicos realizarão no dia 27 de maio uma reunião com o Presidente do CNPq, Glaucius Oliva, com o intuito de reforçar o interesse dos cientistas japoneses em fomentar novas e inovadoras formas de colaboração com seus colegas brasileiros e de posteriormente poderem ser assinados convênios de cooperação.

Data: 27 de maio