14 de fevereiro de 2011

Prof. Richard Garratt faz balanço positivo

Decorreu nos dias 10 e 11 de fevereiro, nas instalações do IFSC-USP, o IV Workshop de Integração e Acompanhamento do INBEQMeDI, um evento que reuniu cerca de vinte pesquisadores envolvidos neste INCT sediado no Instituto de Física, tendo-se registrado a presença do recém-empossado Presidente do CNPq, Prof. Glaucius Oliva, coordenador-geral do projeto.

Além de terem sido apresentados e discutidos os projetos científicos em curso, este workshop deu a conhecer, igualmente, os trabalhos realizados nas áreas de Difusão e Inovação.

Para o Prof. Richard Charles Garratt, que coordenou os trabalhos, o balanço final desta reunião foi positivo, tendo destacado o marcante fortalecimento das interações entre todos os membros da equipe, no momento em que está prestes a finalizar a primeira fase do projeto deste INCT (três anos).

Contudo, Garratt sublinhou que ainda é possível fazer mais no campo das interações entre os membros: Estão surgindo, cada vez mais, interações entre os grupos que fazem, por exemplo, Biologia Molecular, Química, etc; mas precisamos melhorar essas correlações. Uma das conclusões extraída desta reunião é a necessidade de criar, em um futuro próximo, um grupo de trabalho que irá tentar coordenar a integração das equipes de uma forma ainda mais eficaz, já que essa integração tem acontecido, até hoje, de uma forma espontânea. Assim precisamos ser mais proativos, de tal forma que possamos avançar mais rapidamente nos nossos objetivos.

Garratt referiu que o entusiasmo dos pesquisadores do INBEQMeDI está aumentando e sublinhou o excelente trabalho que está sendo feito na área da Difusão, cujo foco são os professores e alunos das escolas públicas.

Na área da produção científica, Richard Garratt mostrou-se também bastante otimista, principalmente no que diz respeito ao diálogo entre a academia e o setor produtivo: Como seria de esperar, ao longo destes três anos têm surgido inúmeros trabalhos científicos, coletivos e individuais, com uma grande diversidade de temas, e é natural que alguns desses trabalhos tenham um pouco mais de destaque que outros. Contudo, é muito bom ver a dinâmica e a produtividade desta grande equipe, de tal forma que todo este trabalho está levando a um crescente interesse por parte da indústria farmacêutica: por exemplo, o Prof. Otávio Thiemann, do IFSC, tem já uma proposta de trabalho com a empresa Sanoffi Aventis, e a Profa. Arlene Correa, do Departamento de Química da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos recebeu um convite da empresa GSK. Isso já demonstra que o diálogo entre a academia e o setor produtivo está melhorando substancialmente e que os pesquisadores estão sendo procurados: a nossa competência está sendo reconhecida e isso é um aspecto muito positivo – finaliza.

Num futuro próximo existe a intenção dos workshops do INBEQMeDI poderem ser abertos aos alunos de todos os laboratórios envolvidos neste INCT, de forma a que seja ainda mais enriquecida a troca de idéias com os pesquisadores.

Rui Sintra – jornalista – Assessoria de Comunicação

Data: 14/02/2011