30 de setembro de 2016

Mais um concerto memorável no Teatro Municipal

Com a apresentação do Concerto para violino e orquestra nº3 em sol maior, K.216 (I. Allegro; II. II. Adagio; III. III Rondeau: Alegro), de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e a Sinfonia nº 44 em mi menor. Hob I:44 ( I. Allegro com brio; II. II. Menuetto (allegretto) & Trio; III. III. Adagio; IV. IV. Finale: Presto), de Joseph Haydn (1732-1809), a USP Filarmônica assinou mais um brilhante concerto realizado no Teatro Municipal de São Carlos na noite de 28 de setembro, sob a regência do Maestro José Gustavo Julião de Camargo, um evento inserido na série Concertos USP / Prefeitura de São Carlos.

violino1-500

Desta vez, a USP Filarmônica fez brilhar um de seus mais notáveis jovens solistas – Ivan Benedito Rodrigues – que, no violino, foi o responsável por pintar com cores suaves e belas a primeira parte do evento, interpretando o concerto de Mozart.

Ivan Benedito Rodrigues é formado no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, da cidade de Tatuí, tendo participado de vários festivais como bolsista, por exemplo, no Festival de Campos de Jordão (2016), Femusc (2014 e 2016) e Festival de Música de Ourinhos (2009 e 2013).

pormenor1-500

Teve aulas com grandes violinistas renomados, como, Julian Rachlin, Ole Bohn, Charles Stegemam, Richard Roberts, Leon Spirer, Emmanuele Baldini, David Graton, Daniel Guedes, tendo igualmente integrado grandes orquestras onde trabalhou com grandes maestros da atualidade, como, Roberto Tibiriça, Isaac karabtchevsky, Roberto Minczuk, Alex Klein, Frank Shipway e Neil Thompson.

Trabalhou na Orquestra Sinfônica de Heliópolis e Orquestra Jovem de Tatuí, fazendo atualmente parte da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e da USP- Filarmônica, onde fez seu primeiro solo com Orquestra, em 2014.

gustavo500

Este evento cultural contou com os apoios de todos os órgãos dirigentes da Universidade de São Paulo (USP) e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos – USP, numa organização conjunta do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prefeitura Municipal de São Carlos, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP) e, principalmente, do Departamento de Música da FFCLRP/USP.

pormenor2-500

O próximo concerto da série Concertos USP / Prefeitura de São Carlos acontece dia 26 de outubro e a programação será oportunamente divulgada neste site.