Notícias

4 de maio de 2015

Escola Brasileira de Espectroscopia de Absorção de Raios-X

logoCCMC

Entre os dias 30 de março e 2 de abril, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) realizou a 1ª edição da Escola Brasileira de Espectroscopia de Absorção de Raios-X (EBARX), um evento que reuniu alunos de graduação, pós-graduação, pós-doutorado e pesquisadores com experiência no uso da referida técnica. Ao longo dos quatro dias, a Escola apresentou uma visão completa dos princípios físicos, coleta e análise de dados referentes a citada técnica.

O Prof. Valmor Roberto Mastelaro, docente do Grupo de Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos do IFSC/USP e um dos principais organizadores da Escola, explica que, atualmente, os dados obtidos pela técnica são coletados no Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS/CNPEM), em Campinas, interior de São Paulo. A análise destes dados não é simples, o que dificulta o aproveitamento rápido dos resultados pelos pesquisadores. Daí a necessidade de ter realizado tal evento, que, de acordo com o docente, recebeu mais de 70 inscrições para 40 vagas. Apesar do grande número de usuários dessa técnica, poucos pesquisadores têm experiência na interpretação dos resultados, afirma Mastelaro.

Devido a esse gargalo, a Escola VALMOR_350_EBARXfoi uma oportunidade para que estudantes e pesquisadores conhecessem ainda mais a vertente teórica da técnica, bem como os aspectos físicos envolvidos na sua utilização. Além disso, o curso trouxe, em sua programação, aulas práticas, onde os quarenta participantes tiveram a oportunidade de utilizar os programas de análise de dados mais avançados existentes atualmente. Nós temos uma deficiência muito grande na abordagem desse assunto no Brasil. Existem poucos cursos voltados a esse tema e que dificilmente trazem pesquisadores importantes, como alguns dos palestrantes que participaram da EBARX, diz ele.

O sucesso desta primeira edição foi tão satisfatório, que o docente do IFSC/USP revela que a ideia agora é tornar a EBARX um evento anual e itinerante, percorrendo diferentes regiões brasileiras. Contudo, para que isso se torne realidade, é necessário que outros pesquisadores contribuam para que o curso tenha futuras edições, permitindo que estudantes e pesquisadores dos vários estados do Brasil tenham acesso ao conhecimento da técnica de absorção de Raios-X. No segundo semestre deste ano, deveremos discutir a possibilidade de organizar a segunda edição da Escola, conclui Valmor.

EBARX-PARTICIPANTES_500

Participantes da 1ª edição da EBARX

A programação deste primeiro evento integrou as aulas e palestras ministradas pelos seguintes especialistas: Fernando Vila (University of Washington – EUA), Anatoly Frenkel (Yeshiva University – EUA), Valmor Mastelaro (IFSC/USP – Brasil), Rogério Junqueira (Universidade Federal do Mato Grosso – Brasil) e Santiago Figueroa (CNPEM/LNLS – Brasil).

(Foto do grupo: CCMC)

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..