Entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2024 - Horário integral - Laboratórios de Ensino de Física (LEF-IFSC/USP)

“1ª Escola de Verão de Neurobiofísica”

O IFSC/USP realiza entre os dias 19 e 23 deste mês de fevereiro, a “1ª Escola de Verão de Neurobiofísica”, em regime de período integral, um evento que ocorrerá nos Laboratórios de Ensino de Física (LEF).

Coordenada pelo docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Dr. Reynaldo Daniel Pinto, do Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar – Laboratório de Neurodinâmica e Neurobiofísica, a Escola é dedicada aos alunos ingressantes (18) no IFSC/USP em 2023 (todos os bacharelados), e já selecionados entre aqueles que demonstraram interesse. Nesta iniciativa, os estudantes irão obter e analisar seus próprios dados experimentais (sinais elétricos de origem biológica), visando compreender a atividade elétrica como fundamental para o funcionamento de qualquer sistema nervoso.

Como compreender o significado dos sinais, efetuar seu condicionamento e visualização, realizar a aquisição e a análise dos dados e processos presentes em qualquer experimento, serão outras abordagens, onde serão apresentados conceitos básicos de (bio)eletricidade, circuitos eletrônicos para a captação de sinais, análise de dados com software Octave/Matlab e exemplos de programação básica usando Arduino.