4 de agosto de 2016

“10ª Feira USP e as Profissões”

Entre os dias 18 e 20 de agosto, o Parque de Ciência e Tecnologia (Parque CienTec) da USP sedia a 10ª Feira USP e as Profissões da capital, organizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade de São Paulo, uma iniciativa destinada aos estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A entrada é gratuita, mas para controle de fluxo é sugerido que os interessados façam inscrição prévia no site da PRCEU.

No evento, os estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para o vestibular poderão esclarecer as dúvidas sobre os cerca de 300 cursos oferecidos pela USP e as diferenças entre eles, carreiras e profissões, a formação acadêmica, grade de disciplinas, especializações e mercado de trabalho. Além disso, os alunos poderão obter informações sobre a inscrição para o vestibular e os programas de apoio à permanência estudantil

O evento reunirá todas as Unidades de Ensino e Pesquisa da USP, organizadas em estandes pelas áreas de Ciências Biológicas, Exatas e Humanas, com o intuito de facilitar a visitação e a procura pelos cursos.

Além dos estandes, o evento oferece atividades interativas, shows e palestras, como por exemplo: o Planetário Digital que apresenta projeções do universo e das constelações; o grupo Química em Ação que utiliza o teatro e a filosofia para contar histórias de maneira didática e interativa; o Show da Física (programa Universitário por 1 Dia) que realiza experimentos curiosos e divertidos para estimular a formação de novos cientistas; a Célula Gigante que reproduz o interior de uma célula em uma estrutura de 40 metros cúbicos; a Barraca Boca que simula as partes da boca e demonstra algumas lesões com o intuito de conscientizar sobre o câncer de boca.

O pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, Marcelo de Andrade Roméro, já destacou o caráter inclusivo da Feira, tendo salientado que o evento é considerado uma vitrine da USP, onde o público conhece o que é oferecido e produzido na Universidade, encontrando aí todas as informações para ingressar nesse universo.

O evento é totalmente gratuito e faz parte do Programa USP e as Profissões. A feira é realizada duas vezes por ano, sendo uma na capital e outra em um campus do interior, em esquema de rodízio. Em 2016, a edição do interior aconteceu no campus da USP em Pirassununga, no mês de maio, tendo reunido mais de 15 mil participantes. Já a 9ª Feira, realizada na capital, em 2015, recebeu a visita de cerca de 60 mil pessoas.

A Feira ocorre nos dias acima citados, das 9h às 17h, no Parque CienTec, localizado na Avenida Miguel Stéfano, 4.200 – Água Funda (vizinho ao Jardim Botânico e ao Jardim Zoológico), São Paulo.

Mais informações pelos telefones (11) 2648-0487 / 3091-3511 ou por e-mailuspprofi@usp.br