16 de outubro de 2015

100 anos de Relatividade Geral, Buracos Negros e Aplicações

No âmbito do centenário da Teoria da Relatividade Geral (proposta por Albert Einstein) completado em 2015, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) recebeu, no dia 16 de outubro, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC), a visita do Prof. Dr. Luís Carlos Bassalo Crispino, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que ministrou a palestra 100 Anos de Relatividade Geral, Buracos Negros e Aplicações. O evento fez parte da programação do programa Colloquium diei.

Luis_Crispino_300Após uma breve introdução sobre a teoria em questão, o docente discutiu os Buracos Negros. Em seguida, destacou os resultados recentes referentes à física dos Buracos Negros, tendo enfatizado a absorção e o espalhamento de diferentes campos (escalar, eletromagnético e gravitacional) nestas geometrias. Nesta apresentação, Luís Crispino também apresentou alguns análogos acústicos dos Buracos Negros.

O Prof. Luís Crispino tem bacharelado em Física pela USP e mestrado e doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Além de docente, ele é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA.