Notícias

19 de fevereiro de 2024

Perdi o acesso à revista! Por que!?

Buscando Contratos no Portal de Periódicos da CAPES

Como é de conhecimento geral, o acesso a bases de dados, periódicos ou e-books pode ser feito por meio do Portal de Periódicos da Capes https://www.periodicos.capes.gov.br , desde que a instituição mantenha ao menos um Programa de Pós-Graduação ativo.

Como a Capes não contrata todos os conteúdos do mundo, a Universidade de São Paulo, bem como as demais universidades estaduais paulistas como a Unicamp e a Unesp, busca investir recursos financeiros (sempre que possível) para propiciar aos seus usuários o acesso a conteúdos que faltam, ou seja, que a Capes não assina mas que a comunidade local considera prioritários.

Entretanto, pode acontecer também da Capes parar de assinar algum conteúdo de uma hora para outra.

Aí, o usuário percebe que não consegue mais acessar os textos completos que antes conseguia…”Perdi o acesso à revista! Por que !?”

De repente, o que estava acessível não está mais…O que fazer?  

Como saber se ocorreu apenas uma falha momentânea, se uma Base de Dados ou uma Coleção de Revistas ainda é assinada e deveria estar disponível pelo Portal de Periódicos da CAPES?

Além da necessidade de acessar o Portal de Revistas da Capes a partir de um computador com endereço de IP reconhecido pela própria Capes ou de acessar via Rede CAFe com suas credenciais institucionais, nesses casos é importante verificar como estão os Contratos da Capes com os fornecedores de conteúdos.

Aqui vão algumas dicas para docentes, discentes e bibliotecários!

Acesse o site do Portal de Periódicos da Capes: https://www.periodicos.capes.gov.br

Em seguida, clique no item ‘Sobre“. Clique na imagem para melhor visualização.

Ao clicar, abre-se o Menu geral. Clique no item ‘Contratos

 

 

Então, surgirá a tela apresentada ao lado, cujo título é ‘Contratos‘.

Nessa tela, há a opção de buscar contratos por palavra-chave, por editor ou período.

Uma lista de nomes de editores facilita a busca e, dessa forma, é possível verificar quais recursos estão em processo de contratação.

Clique na imagem para melhor visualização.

 

 

Ao clicar no nome do editor, é fornecida a informação do andamento do Contrato, se está vigente ou vencido, o que indica que está em processo de análise, etc.

Tratativas e negociações entre a Capes e os fornecedores de conteúdo devem estar em andamento.

Assim, é só aguardar pois é bastante provável que o Contrato seja restabelecido.

Clique na imagem para melhor visualização.

 

Caso não haja nenhuma informação disponível sobre o contrato com algum editor ou recurso, orientamos entrar em contato direto com a equipe do Portal de Periódicos da Capes, para saber se o acesso àquele recurso foi cancelado, ou se há previsão de nova contratação.

Envie uma mensagem diretamente para o e-mail AcessoPeriodicos@capes.gov.br solicitando mais informações.

Compartilhe!
, ,
Fale conosco
Serviço de Biblioteca e Informação
"Prof Bernhard Gross"
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..
Av. Trabalhador são-carlense, 400 - Pq. Arnold Schimidt
CEP: 13566-590 - São Carlos - SP - Brasil
Telefones:
(16) 3373-9778/3373-9779