Página Pessoal – Docente

FotoIlana Lopes Baratella da Cunha Camargo
Professor Doutor MS-3-1

E-mail:    
Fone: +55 16 3373-8654 
http://www.ifsc.usp.br/~ilanacamargo/

Lattes Lattes   ORCID

FCI/GC - Grupo de Cristalografia

Áreas e Linhas de Pesquisa:

Epidemiologia molecular de microrganismos multi-resistentes envolvidos em infecções hospitalares e/ou presentes na comunidade.
Microbiologia Molecular.
Estudo estrutural de proteínas envolvidas na resistência / virulência de bactérias de interesse médico para descobrimento de novos alvos terapêuticos.
Estudo dos mecanismos de resistência dos microrganismos aos antimicrobianos.

CV resumido:

Farmacêutica Bioquímica, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutora em Biociências aplicadas a Farmácia, todos os títulos obtidos pela Universidade de São Paulo. Durante o Mestrado, realizou estágio no Departamento de Microbiologia do Biozentrum da Basel University (UNIBASEL) na Basiléia, Suíça. Durante o Doutorado, realizou estágio nas universidades Oklahoma University e Harvard Medical School, ambas nos Estados Unidos. Realizou pós-doutorado no Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte, Brasil; pós-doutorado na Juntendo University, em Tóquio - Japão e pós-doutorado no Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Hoje é Professora Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa do Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, onde é responsável pelo Laboratório de Epidemiologia e Microbiologia Molecular (LEMiMo). Atua também como revisora AdHoc de diversas revistas internacionais e da FAPESP. Tem experiência na área de Microbiologia Molecular e sua linha de pesquisa inclui estudos epidemiológicos moleculares de patógenos bacterianos, estudos de mecanismos de resistência a antimicrobianos e estudo de proteínas envolvidas nos mecanismos de virulência e resistência a antibióticos.Desde 2015 é Presidente da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio - IFSC/USP)e desde 2016, assumiu a coordenadoria da área de Infecção Hospitalar da Sociedade Brasileira de Microbiologia.