14 de setembro de 2015

Seminário do Grupo de Óptica: “Nova concepção para a esterilização fotônica, química e térmica”

Seminrios_GO-loguinhoA contaminação é um problema que envolve principalmente procedimentos médicos, farmacêuticos e odontológicos. Para o controle de agentes microbianos são utilizadas técnicas físicas ou químicas. Porém os métodos tradicionais de descontaminação apresentam limitações como o tipo de material a ser autoclavado, no caso do calor úmido, e a insegurança da efetividade por agentes químicos. Apesar desses problemas serem bem estudados ao longo dos últimos anos, a viabilidade funcional desses métodos ainda não atingiu os patamares desejáveis pela saúde pública. Portanto, o desenvolvimento de um equipamento que agregue de forma sinergistica técnicas seguras e rápidas, em um só equipamento de descontaminação, é muito importante neste contexto. Uma opção para este problema foi o desenvolvimento de uma autoclave multifuncional que utiliza agentes de termocoagulação, ozônio e UV de forma separada ou conjugada. Logo após todo o processo de desenvolvimento da engenharia, fabricação e montagem do protótipo e com o objetivo de validar sua eficiência, realizou-se testes iniciais para a definição de protocolos de utilização para os procedimentos de esterilização para comprovar a eficácia da configuração em forma de uma autoclave horizontal de 21 L a ser amplamente utilizada em consultórios odontológicos, estéticos, fisioterapêuticos e médicos.