30 de novembro de 2015

Seminário do Grupo de Óptica: “Efeitos da terapia fotodinâmica na descontaminação sanguínea”

A infecção na corrente sanguínea, também Seminrios_GO-loguinho-150conhecida como sepse, é um problema de saúde relacionado, principalmente, à dificuldade de detectar bactérias, identificá-las e tratar os pacientes com antibióticos adequados na fase inicial de infecção. É desencadeada por algum tipo de infecção grave que culmina na contaminação do sangue por bactérias. Estudos têm mostrado um aumento na incidência de sepse ao longo dos anos e isso se deve, sobretudo, ao aumento da resistência dos microrganismos aos antibióticos, uma vez que tais medicamentos são ainda utilizados erroneamente e vendidos de forma inadequada. Os principais objetivos deste estudo foram descontaminar o sangue utilizando a terapia fotodinâmica como técnica antimicrobiana e avaliar os efeitos dessa terapia sobre as células sanguíneas. O microrganismo alvo de inativação foi o Staphylococcus aureus, bactéria Gram-positiva, muito frequente em contaminação sanguínea. Foram analisados os efeitos isolados do FS Photogem® e da luz 630 nm, além do efeito fotodinâmico nas células sanguíneas. A avaliação das células sanguíneas foi realizada por meio de hemogramas e esfregaços sanguíneos corados com May Grünwald-Giemsa, analisados em microscopia óptica. Ensaios de hemólise foram executados para avaliar a porcentagem de hemólise em eritrócitos após cada tratamento. A sobrevivência de S. aureus foi avaliada por contagem das unidades formadoras de colônias (UFC/mL) em meio de cultura TSA. Os resultados mostraram normalidade nos eritrócitos, bem como nos glóbulos brancos, em todas as condições analisadas, uma vez que não foram observadas mudanças morfológicas nestas células. Os experimentos in vitro com S. aureus em co-cultura com sangue mostraram cerca de 90% de inativação do microrganismo. Em relação à hemólise, apenas os eritrócitos que receberam irradiação na presença do Photogem® (TFD) sofreram hemólise (< 20%) nas maiores concentrações do FS e maiores doses de luz. De acordo com os resultados, observou-se que o FS, na presença de sangue e microrganismo, apresentou maior afinidade pelas moléculas presentes no sangue do que pelo microrganismo, dificultando a inativação de S. aureus neste ambiente celular.