13 de abril de 2016

Filosofísica: “Não linearidade, Cinética Química e Quebra da Simetria”

Filosofisica_-_LogoInicialmente será introduzido o problema da diferença no comportamento de sistemas reversíveis e irreversíveis em uma forma simples. Serão considerados os conceitos de “limite termodinâmico” e “flecha do tempo” e sistemas gasosos. Na continuação, será discutido como exemplo o problema da difusão como um fenômeno físico irreversível a partir do qual se mostrará uma origem possível da irreversibilidade em sistemas macroscópicos densos, ao mesmo tempo em que se discutirá a reversibilidade em sistemas microscópicos de baixa densidade. Na continuação, Será discutida a quebra da simetria do tempo como um dado que surge dos processos irreversíveis e do seu segundo principio quando aplicado a sistemas isolados em evolução. Finalmente, será mostrado como a Cinética Química mostra que o problema da ruptura da simetria do tempo não esta relacionado com a linearidade ou não das equações do sistema tratado. Assim formulados os problemas se buscará resumir as soluções encontradas para os mesmos.